• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ministro Luiz Marinho discute convenções da OIT e ratificação com representantes internacionais

Representantes da OIT reforçaram a necessidade de aprimorar os mecanismos de supervisão para garantir que as convenções sejam aplicadas de forma eficiente pelos países-membros, incluindo o Brasil

Nesta quarta-feira (11), em Brasília (DF), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, liderou uma audiência pública focada nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), processos de ratificação, cumprimento por parte dos países-membros e mecanismos de supervisão. O evento contou com a presença de representantes da OIT, incluindo Corine Vargha, diretora do Departamento de Normas em Genebra, e Vinícius Pinheiro, diretor-geral do escritório da OIT no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou quatro convenções da OIT ao Congresso, e o ministro Luiz Marinho destacou a importância da colaboração entre Brasil e OIT para assegurar a adesão aos padrões internacionais de trabalho. "A OIT tem sido uma parceira crucial para o Brasil no desenvolvimento de políticas que promovem a dignidade e segurança dos trabalhadores. A implementação e o cumprimento dessas convenções são essenciais para melhorar as condições laborais no país", afirmou o ministro.

Corine Vargha enfatizou a necessidade de não apenas ratificar, mas também implementar efetivamente as normas internacionais. "Nosso objetivo é garantir condições de trabalho justas e seguras para todos os trabalhadores, com a supervisão assegurando o cumprimento dos compromissos dos governos", destacou.

Vinícius Pinheiro elogiou o compromisso do Brasil com as normas da OIT e reiterou a importância de manter um diálogo contínuo. "O Brasil está avançando na implementação das convenções, e nosso papel é apoiar nesse processo para promover o bem-estar e segurança dos trabalhadores", afirmou Pinheiro.

Sobre a Convenção nº 185 da OIT, que trata da identidade dos trabalhadores marítimos, Corine Vargha afirmou que a organização tomará medidas para resolver os desafios enfrentados, especialmente em relação à adoção e à tecnologia envolvida, como chips e dados de alta segurança, que têm complicando e encarecido a implementação.