• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Imposto de Renda: ainda dá tempo de contribuir com instituições filantrópicas

Prazo para destinar até 6% do seu imposto para entidades filantrópicas vai até esta quinta-feira, dia 28 de dezembro

Os contribuintes que fazem declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo têm até dia 28 de dezembro para destinar até 6% do que tem a pagar ou receber para projetos de instituições filantrópicas em todo o país.

O processo é bastante simples e não tem custo nenhum para quem deseja destinar parte de seu imposto.

O valor pode ser pago em uma ou em várias parcelas até a data-limite de 28 de dezembro. E no ano seguinte, no momento da declaração, o doador tem o direito à dedução fiscal integral do montante doado.

O potencial é ainda muito maior

Números da Receita Federal mostram que apenas 2,86% do potencial de arrecadação via Imposto de Renda é efetivado.

No ano passado, por exemplo, mais de R$ 9 bilhões deixaram de ser investidos em projetos de instituições capazes de beneficiar milhares de crianças e adolescentes.

Além de não implicar despesas extras, outra vantagem da renúncia fiscal é que o doador pode escolher para qual instituição e projeto quer destinar seu imposto e, assim, acompanhar como o recurso será aplicado.

A modalidade é regulamentada por leis federais, estaduais e municipais, e com isso os projetos precisam ser aprovados e monitorados por concelhos de direitos e pelo Tribunal de Contas.

Os órgãos fiscalizam ainda a prestação de contas e acompanham os resultados e os indicadores.

Procure um profissional da contabilidade e faça sua contribuição para ações importantes, mantidas por instituições filantrópicas.