• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Previdência Social destaca emissão de 179 mil carteiras do “Meu INSS+” e redução da taxa média do consignado para segurados

Com novo documento federal, beneficiários resgatam benefícios gratuitos através de clube de vantagens com Banco do Brasil e Caixa

O Ministério da Previdência Social (MPS) destacou a emissão, em junho, de 179 mil carteiras virtuais do “Meu INSS+” e a redução da taxa média dos consignados para segurados, que marcou 1,91% em abril. Os números foram apresentados nesta segunda-feira (12), em Brasília (DF), na reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Na plenária presidida pelo ministro Carlos Lupi, a direção da autarquia federal detalhou o processo de download de cerca de 106 mil documentos, que viabiliza benefícios gratuitos - gerados através do clube de vantagens estruturado com Banco do Brasil e Caixa -, em consonância com a garantia de direitos na utilização de transportes públicos.

Ao mencionar a facilidade e segurança na emissão da carteira com apoio da Dataprev, Lupi disse que o INSS já está negociando com outras instituições financeiras para ampliar o potencial do produto, lançado no último dia 22 de maio.

“Disponibilizamos um documento prático e eficiente que será aprimorado e expandido, a cada dia, para qualificar a vida dos cerca de 38 milhões de segurados. Mais benefícios, mais cidadania para todos”, afirmou.

“É uma das conquistas que estamos viabilizando com o INSS, que é fortalecido no governo Lula. Em conjunto, vamos alcançar também, a partir de rotinas transparentes e estruturas reforçadas, uma meta prioritária: a redução do prazo de análise das solicitações previdenciárias para 45 dias, até o final de 2023”, completou.

Para mais detalhes da carteira federal, acesse pelo aplicativo “Meu INSS” no celular ou site: meu.inss.gov.br.

Consignado

O encontro também contou com explanações de representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Banco Central (BC) atrelados à autorregulação dos consignados e à média das taxas da linha de crédito praticadas após a redução do teto pelo CNPS - estabelecido em 1,97% -, além do Conselho de Recursos da Previdência Social sobre as demandas do órgão.

Segundo o BC, o mês de abril marcou a redução da taxa média para 1,91% em operações vinculadas aos segurados do INSS. No total, a modalidade de crédito movimentou o volume de R$ 5,1 bilhões no período.

Na avaliação do ministro, a realidade dos consignados mostrou que existe uma margem disponível para queda das demais taxas de juros, como a Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

“A média inferior ao teto dos consignados é um retrato do espaço viável para diminuição geral dos juros em 2023”, relatou.

“A redução vai contribuir decisivamente para o progresso consistente e sustentável da economia em um cenário positivo promovido pelo novo governo do Brasil”, concluiu.