• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Em 2023, finda a regra de transição da aposentadoria por idade

A Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2019, estipula que a partir de 2023, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

A Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2019, estipula que a partir de 2023, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

É importante lembrar que até a Reforma da Previdência ser promulgada, as mulheres podiam requerer o benefício com 60 anos. Então, de 2019 para cá, estava prevalecendo a regra de transição da idade progressiva. Neste ano, para as mulheres se aposentarem era necessário que elas estivessem com 61 anos e 6 meses. Para os homens, não houve alteração: para ter direito ao benefício, eles precisavam estar com 65 anos. Ocorre que no próximo ano essa norma chega ao fim, permanecendo fixada a idade de 62 anos para a mulher poder se aposentar.

Em 2023, os homens, para se aposentar por idade, precisarão ter contribuído junto ao Instituto Nacional do Seguro Social-INSS por pelo menos 15 anos. Já as mulheres precisarão estar com a idade de 62 anos e ter contribuído junto ao INSS por, no mínimo, 15 anos.

Para calcular o valor do benefício, a pessoa tem que aplicar a regra geral de 60% da média de todos salários de contribuição a partir de julho de 1994 + 2% a cada ano que exceder 20 anos de tempo de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres.

Agora, se a pessoa contribuía com o INSS antes de 13 de novembro de 2019, a aposentadoria se dá pelas regras antiga, embora haja necessidade de ser cumprido algumas condições: a mulher deve estar com a idade de 60 anos e ter uma contribuição de 180 meses ; enquanto o homem tem que estar com a idade de 65 anos e ter uma contribuição de 180 meses.