• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

INSS deve pagar 14º salário na última semana de dezembro? Entenda a proposta

O 14º salário do INSS não é um benefício que foi aprovado para os segurados do órgão. Na verdade, o abono é ainda um Projeto de Lei (PL) que foi proposto em 2020, durante o período mais grave da pandemia de Covid-19. Entenda o que mudaria caso a medida entre em vigor.

Quando foi levado ao Congresso Nacional, em 2020, o PL 4.367 propunha um abono extra aos aposentados e pensionistas do INSS que já tinham direito ao 13º salário. A justificativa para a quantia adicional era a dificuldade econômica que prejudicava a maioria dos beneficiários, principalmente na época do isolamento social.

O projeto previa dois pagamentos do 14º salário, para o final de 2020 e o final de 2021. Mesmo tendo passado desse período descrito no texto, o PL continua em espera para ser avaliado pelos deputados federais que, até agora, não deram o aval necessário para que o texto siga para avaliação do Senado.

As chances do projeto ser aprovado pelo Congresso Federal são baixas, já que ao longo desses mais de dois anos a movimentação entre os parlamentares para debater o texto foi mínima. Mesmo que passe pelos deputados, o PL do 14º salário do INSS ainda precisaria da aprovação do Senado Federal e, por fim, da sanção do presidente da República.

Abono do INSS em dezembro

O benefício do final do ano que continua valendo para os segurados do INSS é o 13º salário. Em 2022, porém, o calendário de pagamento do abono natalino foi modificado. Junto com o Governo Federal, o órgão da previdência decidiu que iria adiantar o pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas.

Ainda no primeiro semestre, entre abril e junho, o INSS pagou o abono que costuma ser depositado na época do Natal a todos os segurados com esse direito. Foram mais de 30 milhões de beneficiários que receberam o adiantamento do 13º salário nos primeiros meses do ano.

Sendo assim, os segurados que receberam o décimo terceiro no início do ano não ganharão um depósito extra em dezembro. Apenas os aposentados e pensionistas mais recentes, aqueles que se cadastraram no INSS a partir de maio de 2022, terão direito ao abono no final do ano.

Calendário do 13º salário do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Benefício com final 1 – 24 de novembro;
Benefício com final 2 – 25 de novembro;
Benefício com final 3 – 28 de novembro;
Benefício com final 4 – 29 de novembro;
Benefício com final 5 – 30 de novembro;
Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 0 – 7 de dezembro.

Calendário do 13º salário do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.