• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inadimplência dos micro e pequenos negócios diminui pelo segundo mês consecutivo

A atenuação na inflação brasileira foi suscitada pela redução da taxa do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos Estados.

O número de micro e pequenas empresas com dívidas fiscais caiu pelo segundo mês consecutivo. Os dados são do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, o qual aponta que houve queda de 0,1% em agosto em relação ao mês anterior. Ao todo, são 5.540.767 MPEs inadimplentes no Brasil.

A queda da inadimplência corresponde à continuação de deflação registrada desde julho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA foi de -0,68%, em julho, o menor nível desde 1980; de -0,36, em agosto, e de -0,29%, em setembro, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. A atenuação na inflação brasileira foi suscitada pela redução da taxa do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos Estados — após o governo federal ter zerado o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol.

Segundo o estudo, as companhias que atuam no setor de serviços são as que registram a maior representatividade, com 52%, seguidas pelas que atuam no comércio (39,5%).

No ranking das mais devedoras por região do País, o Sudeste lidera com 53%. Na sequência vem o Sul (16,4%); Nordeste (16,3%); e, por fim, a Centro-Oeste, com 9%.

Do total de R$ 44,1 bilhões de dívidas envolvendo as micro, pequenas, médias e grandes empresas do País, o valor médio fica em R$ 16.456,50 e a maioria delas foi contraída no setor de serviços (27,6%), bancos e cartões (18,8%), telefonia (9,2%) e varejo (4,2%).