• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Vale-alimentação pode ter importante alteração

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, relator da MP (medida provisória) 1.108, está querendo inserir no texto a autorização para que trabalhadores possam receber o valor do vale-alimentação em dinheiro

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, relator da MP (medida provisória) 1.108, está querendo inserir no texto a autorização para que trabalhadores possam receber o valor do vale-alimentação em dinheiro. O objetivo é que os empregadores consigam negociar com os sindicatos da categoria o pagamento deste vale, separadamente do salário, para não ser caracterizado como verba trabalhista.

Em sua justificativa, Paulinho alega que esta medida trará benefícios para o trabalhador, uma vez que uma parcela considerável deles repassa o vale com desconto para usar o dinheiro para outros fins.

A medida provisória que foi editada no dia 25 de março, trata do auxílio-alimentação, além da regulamentação do regime de trabalho em esquema remoto (home office), que foi mais adotado ao longo da pandemia da Covid-19.

No entanto, diferente do que o relator esta propondo, a MP delimita uso do auxílio-alimentação ao pagamento de refeições ou compra de gêneros alimentícios em locais credenciados de forma prévia. Também é vedada pela proposta a negociação do vale refeição com descontos e deságios.

De acordo com a medida, quem desobedecer as novas determinações pagará uma multa com valor entre R$5 mil e R$50 mil em casos de execução inadequada, desvio ou desvirtuamento das finalidades do auxílio-alimentação.

A validade da MP segue até o dia 8 de agosto e caso não seja debatida pelo Congresso, perderá a validade. Paulinho disse que vem negociando com Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados, a votação do parecer em plenário na primeira semana do próximo mês, quando será retomado os trabalhos do Legislativo.

Segundo ele, a idéia é acelerar a votação da Medida Provisória para evitar que ela perca a validade. “Apresentei a proposta ao Arthur (Lira) e ele gostou da ideia”, disse Paulo.

Por fim, ele disse que pretende terminar o relatório já nos próximos dias e debater o parecer com líderes dos partidos. A alteração na medida não foi negociada com o Ministério do Trabalho e Previdência e passa por uma resistência oriunda de plataformas de delivery.