• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Selic no fim de 2022 sobe de 11,50% para 11,75% ao ano, prevê mercado

Projeções do mercado para a taxa básica de juros no fim deste ano tem nova elevação, conforme o boletim Focus

Após três semanas de estabilidade, os economistas do mercado financeiro voltaram a elevar a projeção para taxa Selic no fim de 2022 no Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (10/01). A mediana subiu de 11,50% para 11,75% ao ano. Há um mês, era de 11,50%. Considerando apenas as 50 respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim deste ano também avançou de 11,50% para 11,75% ao ano.

Após aumentar a Selic em 1,50 ponto porcentual, de 7,75% para 9,25% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou, no comunicado de dezembro, mais uma alta da mesma magnitude em fevereiro, o que levaria a taxa a 10,75%.

O colegiado ainda garantiu que irá perseverar na estratégia de aperto monetário "até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", preocupado com o aumento das projeções de inflação e o risco de descolamento da inflação em prazos mais longos.

No Boletim Focus, que reduziu a previsão de crescimento do país neste ano para 0,28%, o cenário para a taxa básica de juros da economia foi mantida para os anos seguintes. A estimativa do Focus para a taxa Selic no fim de 2023 continuou em 8%, ante o igual porcentual há quatro semanas. Para 2024, ficou em 7%, mesma taxa de um mês atrás.