• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Décimo terceiro: prazo para pagar última parcela vai até esta segunda-feira

Para calcular o valor do 13º salário, basta dividir a remuneração do funcionário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados

Autor: Karla Santana MamonaFonte: InfoMoney

As empresas têm até esta segunda-feira (20) para efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º  salário aos seus funcionários.

Para calcular o valor do 13º salário, basta dividir a remuneração do funcionário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados, considerando o período de janeiro a dezembro do ano vigente.

Caso o colaborador tenha trabalhado o ano inteiro na empresa, o valor pago deverá ser integral; se houver mudança de remuneração durante o ano, o cálculo será feito com base no salário de dezembro.

Descontos


A advogada trabalhista do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Rosania de Lima Costa, explica que, sobre o pagamento da segunda parcela, incidem os descontos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ). Ela acrescenta ainda que os descontos são aplicados à tabela de desconto da Previdência Social de forma separada do pagamento da folha normal de dezembro.

“Conforme a respectiva remuneração do empregado, enquadram-se os percentuais de 8%, 9% ou 11%. Além disso, também será descontado da gratificação natalina o Imposto de Renda Retido na Fonte”, diz.

Além dos descontos dos encargos sociais previstos acima, sobre o valor apurado no último mês do ano, incidirão os descontos do valor da primeira parcela e, havendo determinação judicial, o desconto de pensão alimentícia.

“Portanto, não pode haver qualquer desconto na primeira parcela”, afirma Rosania, ressaltando que as empresas são obrigadas a calcular e recolher 8% de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre o valor integral pago aos empregados.

Multa
No caso de atraso ou falta de pagamento, a empresa será penalizada em R$ 170,26 por funcionário contratado. Em caso de reincidência, o valor dobra.