• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empresas ainda resistem em aderir ao DDA

De acordo com a Febraban, dos 2,6 milhões de clientes do sistema, apenas 20% são pessoa jurídica

Autor: Adriele MarchesiniFonte: FinancialWeb

A adesão ao sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) — a eletronização de boletos bancários — atingiu 2,6 milhões de correntistas até o dia 19 de janeiro. A marca, alcançada três meses após seu lançamento, foi atingida cinco meses antes do previsto pela Federação Brasileira dos Bancos.

Apesar disso, a proporção de pessoas jurídicas que compõem os usuários da nova tecnologia ainda é baixa: são pouco mais de 555,2 mil, o que representa algo em torno de 20% do total.

Segundo dos dados, são 34,2 milhões de boletos eletrônicos gerados pelo novo sistema. De dezembro de 2009 a janeiro de 2010 houve um aumento, em torno, de 24% no número de adesões de sacados eletrônicos e 41% em relação ao número de boletos que transitaram no sistema. O sistema conta com 31 bancos operando o DDA e que são responsáveis por 99,2% do volume de boletos emitidos no mercado.

Conforme a instituição, a relativa demora na aceitação da ferramenta por parte das companhias se dá por adequações de tecnologia, não se tratando especificamente de um temor quanto à segurança da nova tecnologia.

“Pessoa jurídica tem um sistema diferente de pagamento, em relação à pessoa física. Para a física, é muito mais fácil, basta acessar o site do banco. A empresa precisa rever um sistema de processamento”, comentou o assessor técnico da Frebraban Valter Tadeu Pinto de Faria

E essa revisão, conforme Faria, leva um certo tempo. Conforme explicou o técnico, normalmente as empresas trabalham com um sistema de varredura para o pagamento de contas. A instituição financeira recolhe todos os débitos de sua emissão e encaminham às companhias para o pagamento.

“Com o DDA, o banco tem informações de todos os bloquetos, não só os de sua emissão. Dessa forma, a instituição da qual a empresa é cliente faz uma varredura geral e manda para a empresa as contas de todo o sistema”, detalhou.