• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Nova tabela, velhos problemas

INSS divulga fator previdenciário, com atualização da esperança de vida do brasileiro.

Fonte: O Dia OnlineTags: aposentadoria

O Ministério da Previdência divulgou ontem a nova tabela do fator previdenciário e, pela primeira vez, os números alterados praticamente não atrapalham quem está prestes a se aposentar pelo INSS. A diferença no cálculo do benefício varia entre 0,1% e 0,5% — o que talvez nem compense mais 30 ou 40 dias de trabalho. O fator é um multiplicador que incide na média dos salários do segurado desde 1994, no ato da aposentadoria. Se for menor de 1, o benefício será inferior à média. Se for maior, a aposentadoria também sobe.

A nova tabela foi calculada com base na Tábua de Expectativa de Vida 2008, também divulgada ontem, pelo IBGE, e vai vigorar até 30 de novembro de 2010. A esperança de vida do brasileiro, ao nascer, passou de 72,6 anos (72 anos, 7 meses e 6 dias) para 72,86 anos (72 anos, 10 meses e 10 dias). Quanto mais vive, o trabalhador perde em aposentadoria, porque é considerado um peso para o INSS.

Na tabela, a média só será integral a partir de 46 anos de trabalho e 56 de idade — o que só aconteceria se o segurado tivesse começado a trabalhar aos 10 — ou aos 40 de trabalho e 60 de idade. A confusão em torno do fator previdenciário foi o que fez a especialista em crédito Alice Cardoso dos Santos, de 62 anos, esperar mais cinco anos para se aposentar. “Disseram que eu só me aposentaria com o salário integral depois de 35 anos de contribuição. Esperei”, conta ela, que deu entrada no pedido só agora. Deu certo. Para ela, o fator seria 1,09, segundo a nova tábua. Vai receber integralmente.