• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pane impede trabalhadores de retirar FGTS

O apagão do dia 10 provocou pane no sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Fonte: Estadão

Carolina Dall"olio e Paulo Darcie

O apagão do dia 10 provocou pane no sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa foi a explicação ouvida por trabalhadores em busca do seguro-desemprego, mutuários que contam com os recursos do FGTS para arcar com o financiamento da casa própria e aposentados que procuram as agências da Caixa Econômica Federal nos últimos dias.

Ontem, o Jornal da Tarde entrou em contato com 32 agências paulistanas da Caixa, banco que opera os recursos do FGTS. Todas informaram que o sistema saiu do ar na quarta-feira passada, logo depois do blecaute da noite de terça, e continuou indisponível até pelo menos sexta-feira. Em 13 agências, o serviço ainda não voltou a funcionar.

Nove agências não sabiam explicar por que o sistema estava fora do ar. "É um problema nacional, geral", se limitavam a dizer as atendentes. Nas outras 23 agências, o apagão foi imediatamente apontado como causa. A versão mais ouvida pela reportagem foi que um servidor instalado no Rio de Janeiro queimou com o blecaute.

"Desde quarta-feira não conseguimos dar entrada em nenhum pedido e muito menos liberar o dinheiro", declarou uma funcionária da agência Clínicas. "Conseguimos só fazer as consultas do saldo disponível."

Quem tentou se informar pelo serviço 0800 do FGTS recebeu uma explicação diferente: o sistema estava indisponível para verificação de extrato.

Mas não foi só com o FGTS que o cliente do banco teve problemas após o blecaute: a pane teria, também, afetado outros serviços. "Quem requisitou benefícios como o PIS também não conseguiu ser atendido", relatou uma atendente da agência Belas Artes.

A Caixa informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, "que os serviços do FGTS foram normalizados e estão ocorrendo dentro dos prazos legais nas agências do banco", de cinco dias úteis.

A causa do problema, segundo a Caixa, seria "uma pane elétrica que afetou o prédio central da instituição no Rio de Janeiro, que armazena as operações do FGTS".

André Celotti da Silva tentou, por três dias seguidos, resgatar o saldo do FGTS. A culpa, segundo o informaram na agência da Avenida Paulista, foi do apagão que assolou mais da metade dos Estados do País na semana passada.

"Na segunda-feira, eu vim e me falaram que o apagão deu algum problema no servidor deles, por isso não dá para dar entrada", conta o estagiário de relações públicas, de 24 anos. "Hoje (ontem) foi a mesma coisa, me disseram para voltar amanhã (hoje)".

O operador de máquinas Fábio França foi tentar receber o seguro-desemprego e também não conseguiu. "Me falaram que o problema no sistema é por causa do apagão."