• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Prevenção de acidentes no trabalho pode reduzir tributo em até 50%

partir de 2010, instituição do Fator Acidentário de Prevenção, por outro lado, pode aumentar as despesas em até 100%

Fonte: FinancialWeb

A partir de janeiro de 2010 empresas que investirem na prevenção de acidentes poderão economizar com tributos. A lembrança foi feita pelo Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), ao se referir à implantação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Anunciado no último trimestre de 2008, o programa visa a estimular a segurança no trabalho. Atualmente, as empresas recolhem de 1% a 3% sobre a folha salarial, conforme o índice de acidentes, e passarão a ter esses fatores multiplicados por 0,5% a 2%, conforme os resultados de sua política de contenção.

“As alíquotas serão reduzidas em até 50% ou aumentadas em até 100%, conforme o desempenho da empresa em relação à segurança do funcionário, aferida pelo FAP”, informou o Cenofisco.

Conforme informações veiculadas à época do anúncio do programa, o FAP vai ser aplicado às alíquotas que financiam o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT). A multiplicação dos fatores atuais pelo novo fator poderá elevar para até 6% o percentual que será pago sobre a folha de salários das empresas que trabalham com atividades de alto risco.

A Convenção 187, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomenda aos países signatários a adoção de políticas nacionais de prevenção de acidentes de trabalho.


Com Agência Brasil