• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Cresce lista de empresas que integram o Sped

Confaz divulga lista de 529 atividades que deverão a enviar o arquivo das notas fiscais eletrônicas em 2010. Em setembro deste ano, são 43 setores.

Fonte: Diário do NordesteTags: sped

Adriana David

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial da União no último dia 15 (Protocolo ICMS Confaz
nº 42) a lista de 529 atividades econômicas que serão obrigadas a utilizar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a partir de 2010, em substituição à nota fiscal modelo 1 ou 1-A.  Entre as atividades estão comércio atacadista e indústria, frigoríficos, preparação de leite, beneficiamento de café, além de fabricantes de: aguardente,  vinho,  cervejas e chope,  cigarros,  fraldas descartáveis, produtos de limpeza,  farmoquímicos,  pneumáticos e câmaras de ar, cimento,  equipamentos telefônicos, produção de automóveis, assim como formulação de combustíveis e elaboração de produtos químicos orgânicos.


Mesmo com a lista longa, ainda vão faltar alguns códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae). "Mas eles vão passar a integrar o Sped gradativamente. Não é possível obrigar todos, pois não há estrutura para isso", diz o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Ricardo Domingos.
 

A NF-e integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) junto com o Sped Contábil e Sped Fiscal, arquivos do livro contábil e das operações de entrada e saída da empresa, respectivamente. Os contribuintes obrigados a utilizar a NF-e devem enviar o arquivo eletrônico do Sped Fiscal.
 

Desde 1º de abril, companhias que atuam em 50 atividades já estão inseridas no sistema. Deveriam enviar mensalmente o Sped Fiscal desde
janeiro, mas algumas, por problemas técnicos, não conseguiram. Elas  receberam um prazo maior do governo para o envio dos arquivos que termina no dia 31 de setembro. Segundo  a diretora da Fharos Assessoria Empresarial, Dora Ramos, os arquivos de janeiro a agosto deverão ser entregues retroativamente até esta data.
 

No dia 1º de setembro,  43 atividades passam a ser obrigadas a emitir a NF-e.  Entre elas  estão fabricantes e atacadistas de pães, biscoitos e bolacha, concessionários de veículos novos, atacadistas e produtores de café, fabricantes de agrotóxicos, adubos e fertilizantes.