• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

IMPOSTOS: Não informar número é um risco, diz consultor

O especialista afirma que, ao deixar de informar o número do recibo, o contribuinte pode se expor a fraudes. "É uma garantia para o contribuinte", alerta Garcia.

Fonte: InvestNews

 

Quem for declarar Imposto de Renda pessoa física este ano não precisa informar o número do recibo da declaração do ano anterior. Mas a novidade pode esconder alguns riscos, segundo Edino Garcia, consultor da IOB.

O especialista afirma que, ao deixar de informar o número do recibo, o contribuinte pode se expor a fraudes. "É uma garantia para o contribuinte", alerta Garcia.

Para ele, o contribuinte corre o risco de ter sua declaração anulada, caso alguém - de má fé - utilize seu número. A Receita decidiu excluir a obrigatoriedade porque muitos contribuintes não possuíam este dado, embora a recomendação, da própria Receita, seja de guardar os documentos por, no mínimo, cinco anos.

Outro ponto negativo, na opinião de Garcia, é deixar de informar o número de recibo da declaração anterior é ir para o final da fila quando o assunto for restituição. "Este ano, a Receita vai priorizar as declarações transmitidas com certificação digital, com informação correta do número do recibo do ano anterior e, por último, as declarações sem este dado", afirma Garcia.

A partir de 2 de março até 30 de abril, cerca de 25 milhões de pessoas (segundo estimativas da Receita Federal) com rendimentos anuais superiores a R$ 16.473,72 devem entregar sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Outra novidade para este ano é que o trabalhador que vendeu 10 dias de férias em 2008 e teve, retido na fonte, o imposto de renda referente a esse rendimento, receberá o dinheiro de volta. O contribuinte também pode compensar no imposto a pagar na declaração do IR deste ano.

Veja a seguir outras novidades para 2009:

- o prazo de entrega aumentou mais duas horas. Agora as declarações podem ser entregues até a meia-noite do dia 30 de abril;

- o agendamento do pagamento da quotas pode ser feito em débito automático na conta corrente a partir da primeira quota. Nos anos anteriores, só era possível fazer esta transação a partir da segunda quota. Para garantir este benefício, a entrega da declaração deve ser efetuada até 31 de março;

- Caso alguém resolva antecipar o pagamento das quotas deverá apresentar declaração retificadora;

- Neste ano, as dívidas e ônus reais devem ser informados mesmo que tenham sido quitados em 2008.;

- O contribuinte que tiver algum débito com a Receita receberá a informação no recibo de entrega da declaração;

- O programa gerador da declaração de espólio foi integrado ao programa do IR deste ano, e o contribuinte faz a declaração e cumpre o mesmo prazo, até 30 de abril. Anteriormente, o prazo de entrega de declaração de espólio era sempe 30 dias a partir do final do processo do inventário. (Priscila Dadona - InvestNews)