• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Profissionais de contabilidade não sabem tudo; entenda

Restrições de acesso a informações e estratégicas relevantes.

Alguns autores de livros didáticos sobre contabilidade podem, de maneira involuntária ou sem intenção, induzir estudantes e leitores de seus textos a erros de compreensão quando fazem referência ao papel de profissionais de contabilidade em uma empresa ou então em qualquer instituição.

Em artigo publicado anteriormente, comentei sobre a importância do profissional de contabilidade e de seu conhecimento sobre muitos fatos importantes das empresas. Contudo, naquela publicação fiz referência às informações gerenciais e às rotinas operacionais.

É importante esclarecer que diariamente muitas informações fluem para a Contabilidade, como destino natural para fins de registros formais pertinentes.

Todavia, decisões estratégicas e de grande relevância para a alta administração não são apresentadas para a contabilidade da empresa. É possível, e até provável, que muitas dessas decisões sejam do conhecimento de consultores internos e externos (que podem ser profissionais de administração, contabilidade, economia, finanças etc.), mas sem qualquer formalização junto ao Departamento ou então a Gerência de Contabilidade de uma empresa.

Observe-se, portanto, que decisões estratégicas da alta administração de uma grande empresa, principalmente se for uma sociedade anônima de capital aberto (S.A.), não podem ser divulgadas, antecipadamente, por razões diversas e por exigências da legislação pertinente.

A expansão ou então a retração das atividades de uma empresa, por exemplo, não é um assunto de competência do profissional de contabilidade da empresa, embora ele possa ser consultado e eventualmente envolvido no processo de discussão do tema.

De maneira geral, são decisões muito relevantes que envolvem sócios, acionistas majoritários e minoritários, conselheiros de administração e, quando for o caso, consultores altamente especializados naquilo que for objeto da decisão a ser tomada.

É importante salientar que esse procedimento não diminui a responsabilidade e a importância de profissionais de contabilidade. Apenas foge de sua alçada deliberar sobre temas que dizem respeito, exclusivamente, à alta administração de uma empresa.

Assim, seria bom esclarecer, principalmente para estudantes de Ciências Contábeis, que profissionais da contabilidade não sabem tudo que acontece em uma empresa e que nós temos conhecimento, apenas, daquilo que nos é informado de maneira sistemática e formalizada por meio de documentos hábeis.

Então, fica essa observação para que futuros profissionais de contabilidade não assimilem a ideia de que terão a obrigação de saber sobre tudo que acontece em uma empresa. Poderá sim tomar conhecimento de muitos atos e fatos, mas quando as informações forem apresentadas de modo formal e sem a necessidade de confidencialidade.

Esta é uma questão importante a ser considerada.

EDSON OLIVEIRA DOS SANTOS. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)