• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conheça 4 estratégias para melhorar a eficiência financeira do seu negócio

A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados. Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais […]

A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados. Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais e benefícios pouco usados são os principais riscos para a saúde financeira de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Michelle Oliveira, COO e cofundadora da Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, explica que “um bom fluxo de caixa permite avaliar setores que precisam de mais investimento e áreas que exigem cortes de gastos”. Ela compartilha quatro estratégias para aumentar a eficiência financeira.

Analise métricas importantes

Para melhorar a gestão financeira, é necessário acompanhar indicadores como ROI (Retorno Sobre o Investimento),CAC (Custo de Aquisição de Clientes), MRR (Receita Recorrente Mensal) e Ticket Médio.

Além disso, métricas como Taxa de Inadimplência, EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), Margem Bruta e Margem Líquida ajudam a entender a rentabilidade do negócio.

“O Lifetime Value mostra quanto cada cliente gastou em um período específico, enquanto o Churn indica a taxa de cancelamento de serviços”, diz Michelle. Segundo ela, a análise desses dados permite identificar pontos de melhoria e reduzir custos desnecessários.

Controle financeiro para direcionar investimentos

Uma gestão orçamentária eficiente ajuda a identificar oportunidades de investimento e manter a competitividade no mercado. Com isso, os gestores podem detectar problemas com agilidade e direcionar recursos para áreas prioritárias.

“Se o Churn aumenta, por exemplo, é sinal de que é preciso investir em estratégias de retenção de clientes”, afirma Michelle.Ela ressalta que o controle financeiro é essencial para tomar decisões assertivas.

Utilize soluções digitais adequadas

Para empresas com modelos de negócios recorrentes, soluções digitais que facilitam processos como pagamentos, gestão de cobranças e emissão de notas fiscais são indispensáveis. Essas ferramentas ajudam a otimizar operações e reduzir custos operacionais.

Estabeleça metas realistas

Definir metas claras e alcançáveis é fundamental para garantir alta performance financeira. Essas metas devem ser baseadas em dados reais do negócio e ajustáveis conforme o crescimento.

“Metas mensuráveis e ajustáveis permitem um planejamento sólido e sustentável”, finaliza Michelle. Ela reforça que a definição de objetivos realistas é um passo importante para o sucesso financeiro.