• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ajuda às pequenas! 3ª chamada Procompi quer fortalecer micros e pequenas indústrias

O programa da CNI e do Sebrae está com chamada aberta até o dia 4 de fevereiro

O Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi) está com inscrições abertas para a 3ª chamada de propostas de projetos. A iniciativa, fruto da parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), busca impulsionar a competitividade das pequenas indústrias.

O ciclo atual do Procompi (2023-2026) prevê um investimento de R$ 24 milhões em projetos voltados para as MPEs. A primeira etapa do programa foi lançada em 2023 e a segunda no final do ano passado, em dezembro. Em 2025, está aberta a 3ª chamada de projetos.

Agora, o programa busca maior alinhamento com as estratégias de desenvolvimento estabelecidas nas políticas de neoindustrialização. Serão selecionadas propostas com temas focados no desenvolvimento das indústrias, como:

  • Gestão empresarial;
  • Inovação;
  • Eficiência energética;
  • Transformação digital; e
  • ESG e sustentabilidade.

O programa pretende também impulsionar as lideranças femininas na indústria, por meio de projetos com a apresentação de ferramentas práticas e inovadoras para a Mulher Empresária.

Os projetos poderão ser submetidos até o dia 4 de fevereiro de 2025. Para participar, as empresas devem apresentar suas demandas para as Federações Estaduais de Indústrias e/ou o Sebrae do seu estado. O Procompi tem como meta beneficiar 4,3 mil micros e pequenas empresas em todo o Brasil.

De 2000 a 2021, o programa amparou quase 9 mil empresas. Cerca de 60% delas implementaram ações de inovação, enquanto 34% conseguiram reduzir custos. Os projetos são desenvolvidos em conjunto pelas federações estaduais de indústrias, unidades estaduais do Sebrae, empresas industriais, sindicatos e outros parceiros estratégicos.

Conheça o Procompi!

O Procompi é uma iniciativa conjunta da CNI e do Sebrae, voltada para aumentar a competitividade das empresas industriais de pequeno porte. O programa promove a cooperação, a organização do setor e o desenvolvimento empresarial e territorial.

Por meio de seus projetos, o Procompi ajuda as MPEs a superar desafios em diversas áreas, como transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0.

As propostas são apresentadas pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, com o objetivo de gerar conexões e oportunidades de negócios, além de oferecer capacitação e consultoria para melhorar a eficiência e a produtividade operacional. Os projetos podem ser específicos para um setor industrial ou multissetoriais, organizados em torno de temas prioritários. Cada projeto deve envolver grupos de 15 a 30 empresas, conforme seu tipo e escopo.