• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Ministério da Fazenda assina Memorando de Entendimento com a Administração Estatal de Reservas Estrangeiras da China

O objetivo do instrumento é recriar o Fundo de Cooperação Brasil-China para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, assinou nesta quinta-feira (6/6), durante a VII Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), em Pequim, Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Administração Estatal de Reservas Estrangeiras da China (SAFE, na sigla em inglês). O objetivo do instrumento é recriar o Fundo de Cooperação Brasil-China para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável.

A melhoria no desenho institucional, revisada em aspectos operacionais e de estrutura de governança, irá facilitar atividades e projetos de investimento no Brasil. Tal remodelação busca melhorar, em especial, iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e atração de investimentos.

Os principais objetivos do Fundo são financiar projetos que expandam a capacidade produtiva no Brasil e fortalecer a cooperação entre os dois países, incentivando troca de experiências e investimento mútuo. Entre as modalidades de aplicação de recursos, destacam-se investimento em capital e fundos, além de financiamentos.

Funcionando como plataforma de triagem de investimentos, o Fundo irá facilitar financiamento em setores prioritários, em consonância com o Plano de Transformação Ecológica (PTE), como energia limpa, transição energética, abastecimento de água, transporte, ferrovias, logística, mobilidade urbana, infraestrutura social, infraestrutura digital, agricultura, bioeconomia e outros setores acordados por ambas as partes.

No Brasil, o órgão operador do Fundo será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, na China, o China-LAC Industrial Cooperation Investment Fund (ClaiFund, abreviação de Fundo de Cooperação e Investimento Industrial). O comitê de monitoramento será constituído por representantes nomeados por cada uma das partes em igual proporção.

A embaixadora Rosito integra a delegação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em sua visita oficial à China por ocasião da VII reunião da COSBAN.