• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Upskilling e Reskilling: o futuro do trabalho

Estratégias de desenvolvimento profissional: adaptando-se às mudanças do mercado

Por Paula Esteves – Co CEO da Cia de Talentos

A era da Transformação Digital trouxe, sem dúvida, integração e uma série de oportunidades. No entanto, apresentou também muitos desafios para profissionais e empresas ao redor do mundo, especialmente devido à velocidade das mudanças tecnológicas e à evolução do mercado. Mais do que simplesmente nos adaptarmos rapidamente a esse cenário, é essencial apropriar-nos de ferramentas que auxiliem em uma força de trabalho ágil e preparada para novos desafios.

Nesse contexto dinâmico, os termos “Upskilling” e “Reskilling” emergem como protagonistas fundamentais para o desenvolvimento profissional e a sobrevivência das empresas modernas. Mas afinal, o que significam esses termos?

O Upskilling enfatiza o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades e conhecimentos já existentes em um colaborador. Assim, estar em sintonia com as demandas do mercado, aperfeiçoando habilidades existentes e adotando novas tecnologias e/ou modelos de trabalho, tornou-se uma necessidade latente nessa era.

Por outro lado, o Reskilling refere-se à aquisição de novas habilidades e conhecimentos para desempenhar funções diferentes das que eram originalmente exercidas. Em um mercado onde profissões tradicionais estão sendo substituídas por novas funções, a capacidade de se reinventar é fundamental para manter a relevância.

Na 22ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada em 2023, ficou evidente que as expectativas e desejos das pessoas em relação ao desenvolvimento de suas carreiras incluem a percepção de que estão realizando um bom trabalho, congruente com as próprias habilidades e atividades que já dominam. Contudo, essa percepção não deve incluir acomodação em uma zona de conforto.

Investir no desenvolvimento profissional de suas equipes permite que as organizações não apenas garantam a retenção de talentos, mas também aumentem a produtividade, fomentem a inovação e contribuam para o desempenho dos negócios como um todo. Por isso, apesar das diferentes nomenclaturas, Upskilling e Reskilling são conceitos já conhecidos e que, quando bem gerenciados, podem efetivamente preparar seu negócio para um futuro de sucesso.