• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Luiz Marinho recebe entidades do setor do comércio para debater sobre a Portaria dos Feriados

Novo regramento corrige uma ilegalidade contida na Portaria nº 671/2021, que liberou o trabalho aos feriados sem a negociação coletiva

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na manhã desta quarta-feira (31), em seu gabinete, o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o deputado federal Joaquim Passarinho, juntamente com representantes patronais de entidades ligadas ao setor do comércio. Durante a audiência foram tratadas demandas referentes à Portaria n° 3.665, que deve entrar em vigor no dia 19 de fevereiro.

As entidades solicitaram que seja realizada mais uma rodada de negociações tripartite antes da Portaria entrar em vigor e foram orientadas a solicitá-la por meio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade que as representa. Em novembro passado, com o objetivo de ser um canal de escuta, foi instituída uma Mesa Triparte de negociação entre entidades patronais e de trabalhadores para determinar como se daria o cumprimento da Lei 10.101/00. É dentro desse espaço que se dará mais essa possível reunião.

O que diz a Portaria nº 3.665:

A Portaria nº 3.665 corrige uma ilegalidade contida na Portaria nº 671, que liberou o trabalho aos feriados sem a negociação coletiva, indo contra a Lei nº 10.101/00, que regulamentou o trabalho no comércio em geral nos domingos e permitiu o trabalho em feriados nessas atividades, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.

O Ministro explicou que a Lei º 10.101/00 não foi revogada e que em nenhum momento foi debatido o fechamento do comércio aos domingos e feriados. “Apenas resgatamos a obediência a essa lei com uma nova portaria. Não se pode contrariar uma lei que foi amplamente debatida”, destacou o Ministro.

Participaram da reunião de hoje a Associação Brasileira de Supermercados, a Confederação Nacional das Cooperativas, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, GS1 Associação Brasileira de Automação.