• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

3 erros que a IA pode cometer no seu negócio, segundo Neil Patel

Apesar de todos os avanços que a tecnologia oferece para a vida dos lojistas, o uso excedido de ferramentas, como o ChatGPT, por exemplo, pode causar consequências inesperadas

O uso de Inteligência Artificial (IA) para criar e selecionar conteúdo por meio do Chat GPT, ou outras ferramentas que simulam a linguagem humana, tem impressionado a web e feito o chatbot conquistar cada vez mais usuários.

Mas uma fala de Neil Patel, uma das principais referências em marketing digital no mundo, durante o Latam Retail Show 2023, indica que em meio a tamanha empolgação é preciso deixar claro que a IA não é perfeita e, assim como nós, pode errar.

Desinformação, conteúdos repetitivos e pouco humanizados, além de uma racionalidade excessiva são os alertas apontados pelo especialista. Veja a seguir:

1 - INFORMAÇÕES DESATUALIZADAS

Patel acredita que, de fato, entraremos em um novo patamar de comunicação, muito apoiado por tecnologias como a IA, mas não completamente guiado por elas. A ideia, segundo o especialista, é aprender como aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pelas ferramentas, mas também saber como e quando duvidar delas.

Vender também significa informar o consumidor e esse conteúdo precisa ser exato. Nesse sentido, muitos julgam que a tecnologia de IA é precisa, mas não é. É importante considerar, por exemplo, o Chat GPT, que nesse momento só é capaz de fornecer informações atualizadas até 2021.

"O aprendizado da máquina trabalha constantemente para aprimorar a tecnologia, como mecanismos de pesquisa, mas isso ainda é limitado e perigoso para muitos negócios", diz.

Patel alerta que um dos diferenciais do Chat GPT é a sua alta capacidade de interagir com os usuários. Para quem tem pouco contato com o recurso, a percepção é de que a ferramenta tem capacidade de reproduzir, de forma muito fidedigna, a escrita e o estilo de linguagem humana.

E é exatamente nesse ponto que tudo pode dar errado. Essa convicção faz com que o robô pareça que está certo mesmo quando está errado. A maioria dos chatbots, quando se deparam com uma pergunta cuja resposta não conhecem, informam ao usuário desconhecer sobre o assunto.

Já o ChatGPT é capaz de formular respostas com lógica e aparente coerência, mesmo sem que aquilo seja verdade.

2 - CONTEÚDOS SIMILARES E REPETITIVOS

Para quem tem os primeiros contatos com a tecnologia de IA, o conteúdo gerado parecerá perfeito - variado, engajante e inédito.

Entretanto, o especialista aponta que, quando muito exposto às repetições, o conteúdo logo se torna seco e até batido. A impressão que se tem é estar diante de um mesmo conteúdo repetido, escrito de forma similar e genérica.

Ao examinar os detalhes, Patel fala sobre a questão de estilo, uma vez que as IAs "tendem a produzir textos com estilos diferentes dos humanos, como uma linguagem mais formal, bem como tendem a produzir conteúdo sem sentido ou sem relação lógica, nem contexto."

Além disso, as IAs geralmente "não têm a capacidade de citar fontes confiáveis e tendem a produzir textos com padrões repetitivos ou estruturas de linguagem semelhantes."

3 -CONTEÚDO ENVIESADO

Justamente pelo fato de o software ter sido treinado com diferentes conteúdos disponíveis na Internet, a ferramenta pode reproduzir textos elaborados em redes sociais, como postagens em redes sociais. Em meio a um movimento com tanto discurso de ódio, ofensas políticas e culturais é possível que alguns conteúdos reproduzam comentários indesejados, parciais, enviesados e até preconceituosos.

Patel destaca que a própria ferramenta já fez alertas sobre a capacidade do ChatGPT de produzir conteúdo tendencioso. E esse não é um problema exclusivo do chatbot, e acontece com muitas outras IAs treinadas por aprendizado de máquina.