• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quantas atividades um MEI pode ter?

Importante salientar que o MEI é uma modalidade empresarial que oferece cerca de 500 atividades permitidas , listadas no Portal do Empreendedor.

A Maria, desde nova, sonhava em ter seu próprio negócio, afinal uma das coisas que ela mais sabe [e gosta de] fazer é costurar. Então, ela abriu uma pequena oficina de costura na sua casa. Nesse ambiente, um dia ela teve a ideia de fazer um suporte artesanal para plantas. Do primeiro, em pouco tempo, passou para o terceiro, que passou para o décimo quinto; que chegou no milésimo. E quando Maria se deu por conta, o que antes era uma oficina de costura agora era um viveiro de plantas de todas as espécies.

A dúvida de Maria é: o que fazer em relação ao regime do microempreendedor individual – MEI, no qual ela está cadastrada?

Importante salientar que o MEI é uma modalidade empresarial que oferece cerca de 500 atividades permitidas , listadas no Portal do Empreendedor. Sendo assim, qualquer alteração do negócio pode ser feitas de maneira simples, rápida e gratuita.

No caso de Maria, ela pode continuar com a costura. Não tem problema. Além da ocupação principal, ela pode escolher até 15 áreas secundárias para atuar simultaneamente. E caso queira incluir novas atividades, basta selecionar aquelas nas quais deseja trabalhar.

A seguir, confira um passo a passo de como isso pode ser feito e outras informações importantes.

Passo a passo

  • Passo 1: No Portal do Empreendedor, acesse o quadro Serviços para MEI.
  • Passo 2: Nos serviços, escolha a opção Alteração de dados cadastrais e, em seguida, Solicitar, onde você deverá fazer login com a sua conta gov.br.
  • Passo 3: Informe seus dados de acesso à conta gov.br para que apareçam os dados do seu cadastro MEI na tela.
    Caso não se lembre de seus dados de acesso à conta gov.br, recupere-os por este link.
  • Passo 4: Efetue as alterações que deseja. Ao finalizar as mudanças, marque as três declarações ao final da página e clique em “Continuar”.
  • Passo 5: Você verá a tela de conferência de dados. Se as informações estiverem corretas, clique em “Confirmar”. Caso identifique algum erro, retorne para o formulário de alteração, pressionando o botão “Cancelar”.
  • Passo 6: Confirme a alteração dos dados de sua inscrição e clique em “Enviar”.
  • Passo 7: Em seguida, um novo Certificado da Condição de Empreendedor Individual – CCMEI será apresentado. Imprima-o imediatamente e guarde-o para futuras referências.

Caso precise imprimir novamente o CCMEI, acesse a página uma hora após a sua formalização.

Atividades permitidas

Ainda no Portal do Empreendedor, há a relação completa das atividades permitidas para o MEI.

Para enquadrar-se nas opções, o faturamento máximo de sua empresa não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano.

Além disso, o MEI não pode ser proprietário ou sócio de outras empresas nem ter atuado como tal no prazo de um ano.

Para cada ocupação escolhida, entre a principal e as secundárias, será atribuído um código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.