• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Diaristas têm opções para contribuir para a Previdência

A primeira coisa a fazer é providenciar a inscrição, que pode ser feita como contribuinte individual, contribuinte individual com alíquota reduzida ou como microempreendedor individual, o MEI.

As diaristas têm algumas opções para contribuir para a Previdência Social e garantir o direito aos benefícios. A primeira coisa a fazer é providenciar a inscrição, que pode ser feita como contribuinte individual, contribuinte individual com alíquota reduzida ou como microempreendedor individual, o MEI.

A contribuinte individual recolhe para a Previdência com a alíquota de 20% sobre a renda declarada. Essa renda deve ficar entre o salário mínimo e o teto previdenciário, e vai servir de base de cálculo para a aposentadoria no futuro.

Já a contribuinte individual com alíquota reduzida contribui com 11% sobre o salário mínimo. O MEI, por sua vez, utiliza a alíquota de 5% sobre o mínimo.

Benefícios

Tanto quem contribui com alíquota reduzida quanto o MEI não têm direito à aposentadoria por tempo de contribuição e à Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), que é o documento usado pelo servidor público que quer levar o tempo de contribuição ao INSS para a aposentadoria no Regime Próprio dos órgãos públicos.

Quem quiser se aposentar por tempo de contribuição ou obter a CTC precisa complementar o pagamento, recolhendo a diferença entra a alíquota utilizada e a de 20%.

É possível obter mais informações pelo site inss.gov.br, no item “Realizar Inscrição no INSS”, ou pelo telefone 135. Com agências