• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O papel fundamental da assessoria de comunicação no mundo corporativo

A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação. 

A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.

“Hoje, a alta digitalização da sociedade, abrangendo as relações, a economia, o trabalho, adiciona complexidade à atividade de quem assessora, pois requer a visão da comunicação 5.0, que envolve alcançar de maneira eficaz os públicos e mercados dos clientes nos ambientes on e offline, de modo integrado e multicanal”, afirma Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação.

A pessoa à frente dessa função geralmente possui formação em jornalismo ou relações públicas. Na prática, é quem cria estratégias de divulgação conforme os públicos (empregados, jornalistas, influenciadores), produz conteúdos (para imprensa, site, publicações etc.), faz contatos com jornalistas, prepara o cliente para entrevistas, orienta a arte-criação, gerencia redes sociais, entre outros.

“Quem assessora dialoga de perto com pessoas de outros setores como marketing, publicidade e com gestores corporativos. Então, todos esses profissionais podem ter um bom proveito atualizando conhecimentos na área, inclusive estudantes universitários de olho na carreira”, acrescenta Adriano.

A assessoria de comunicação, também conhecida como comunicação corporativa ou comunicação empresarial, é um mercado em expansão. Em 2022, essas atividades movimentaram, no Brasil, cerca de R$ 30,2 bilhões nas organizações com faturamento anual bruto acima de R$ 300 milhões.

O crescimento é de 6% em relação a 2021 e está acima do percentual de 2,76% que o mercado financeiro projetou para a média do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados constam em levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

**A Engaja Comunicação, em parceria com a Digital College, escola de habilidades digitais, realizam, no início deste ano, o Curso Master em Assessoria de Comunicação 5.0. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O objetivo é oferecer uma qualificação intensiva que atualize e incremente as habilidades nessa área, considerando a atual comunicação 5.0.