• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você tem cofre digital? Saiba como fazer uma gestão segura e evitar extravio de documentos

7,5% dos documentos simplesmente desaparecem, enquanto outros 3% ficam perdidos em meio à burocracia.

Você sabia que uma empresa gasta em média R$ 600,00 para reencontrar um documento perdido e quase o dobro para refazê-lo? Ou ainda, que grandes empresas perdem um documento a cada 12 segundos? E que 7,5% dos documentos simplesmente desaparecem, enquanto outros 3% ficam perdidos em meio à burocracia.

Os dados são de uma pesquisa da consultoria empresarial norte-americana Gartner, publicados na revista CIO Coverage, em 2017. Confira! É possível que atualmente as perdas sejam ainda maiores.

A boa notícia é que já existem no mercado soluções que possibilitam a gestão de documentos e coleta de assinaturas com segurança, agilidade e eficiência, acabando de vez com extravio de arquivos importantes em sua empresa.

Arquivo Inteligente: diga não ao extravio

Um exemplo de sistema digital para a gestão, governança e arquivamento de documentos é o IOB Arquivo Inteligente. O sistema é muito mais que um repositório, ele permite ao usuário classificar documentos e organizá-los em pastas de acordo com o perfil de sua empresa ou escritório contábil.

O IOB Arquivo Inteligente possui mecanismos de classificação documental. Ao se colocar determinado documento numa pasta existente, ele já carrega a classificação e as tags dessa pasta. E sugere tags, com regras textuais customizáveis, para simplificar a classificação.

O mecanismo de busca do IOB Arquivo Inteligente é versátil e descomplicado. Mesmo que o arquivamento tenha ocorrido numa pasta equivocada, o sistema localiza o documento por nome, conteúdo, palavra-chave, tag ou metadados (descrição do arquivo).

Segurança total contra vazamentos

Outro destaque do sistema é a segurança. O IOB Arquivo Inteligente permite uma completa auditoria no histórico de manuseio na gestão dos documentos. Fica registrado quem abriu, visualizou, compartilhou ou alterou cada documento.

Pode-se ainda atribuir a colaboradores autorização, ou não, para entrar em determinadas pastas e arquivos.

Este é um mecanismo de segurança de extrema importância no atual cenário corporativo, em que 70% dos documentos que vazam de uma empresa saem pelas mãos dos próprios colaboradores.

O escritório de contabilidade pode ter ainda um cofre digital para cada cliente empreendedor, compartilhando com ele o acesso aos documentos e evitando o risco da circulação desses documentos por e-mail ou WhatsApp.

Claro, e seu dia a dia fica ainda mais seguro tomando todos os cuidados com a cibersegurança de seus negócios. Saiba mais sobre o tema!

Assinatura digital: agilidade e facilidade no processo

Para a gestão de documentos ser ainda mais segura, descomplicada e totalmente digital, é recomendável também a contratação de um serviço de assinatura digital, que pode utilizados para qualquer tipo de contrato.

Com o IOB Assinatura, por exemplo, o usuário gera o documento, cria um fluxo de assinaturas (determinando uma sequência, se necessário), envia para todos os envolvidos e monitora o andamento dessas assinaturas.

Neste fluxo, podem ser gerados três perfis: o assinador, a testemunha e o acompanhante, que não assina, só monitora o fluxo. Pode-se ainda adicionar uma rubrica em cada página do contrato automaticamente.

O sistema permite download dos documentos e a solicitação de um segundo fator de autenticação, se as partes quiserem.