• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Final de ano no azul: saiba como equilibrar as contas e se planejar para o 13º salário de forma consciente

Apenas 28,7% dos brasileiros pretendem investir salário extra em 2022, segundo CNDL; especialista da Simplic explica como se organizar

Com o fim do ano próximo, muitas pessoas começam a se planejar para o recebimento do tão aguardado 13º salário. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a porcentagem de brasileiros com planos de economizar ou investir com o 13º caiu de 34,2%, no ano passado, para 28,7% em 2022. O levantamento mostra, ainda, que 21,9% das pessoas pretendem gastar esse dinheiro nas comemorações de Natal e Ano Novo, enquanto apenas e 16,6% pensam em quitar dívidas em atraso.

A chegada desse dinheiro é uma excelente chance para colocar as finanças em dia. Também pode ser a chance de realizar um sonho ou até mesmo planejar a vida financeira para 2023. Mas como equilibrar as contas, gastar e quitar dívidas? Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, acredita que, com um bom planejamento, é possível fazer tudo isso. A especialista elencou dicas de como aproveitar a oportunidade. Confira:

Pague o que deve

Quitar ou negociar dívidas em atraso, como cheque especial, parcelamento no cartão de crédito e outras despesas, deve ser prioridade; afinal, quanto maior o atraso, maiores são os juros. "Se puder, antecipe pagamentos que possam trazer boa vantagem financeira, como a redução de juros, comum em pagamentos parcelados. As contas do dia a dia, que já estão previstas no orçamento, devem ser mantidas no planejamento mensal de gastos para não perder o controle. Dessa forma, é possível investir ou guardar o que sobrar de forma mais estratégica e já começar o ano positivo." sugere Thaíne.

Poupe dinheiro para despesas do início de ano

O início do ano costuma ser dispendioso. Todas as contas chegam juntas, como as faturas das Festas de Natal e Réveillon, impostos e seguros diversos. Para quem tem filhos, o ano escolar também bate na porta e exige preparação, material escolar, uniforme, matrícula e outros custos. O ideal é guardar uma parte do 13º para essas despesas extras, que não são surpresa. Para economizar mais ainda, considere fazer pagamentos à vista para conseguir descontos e não se atrapalhar nos meses seguintes.

Planejamento e organização financeira

Para ter uma visão completa da entrada e saída de dinheiro, quais são os principais gastos e qual será o saldo para começar o próximo mês, é importante separar e organizar todas as contas. Vale separar contas fixas, como aluguel, condomínio, mensalidades de escola/faculdade, água, energia e celular, dos gastos sazonais, como material escolar, datas comemorativas, presentes, entre outros. Utilize uma planilha ou um aplicativo de controle financeiro para organizar os gastos. O importante é manter a planilha ou app visível, para integrá-lo à sua rotina e não esquecer de atualizar com mais facilidade.

“Criar o hábito de anotar os gastos facilita na hora de direcionar o dinheiro, verificar quanto está sobrando e controlar os gastos do mês. Dessa forma, dá para ter mais clareza da situação financeira atual e analisar onde e como o dinheiro está sendo gasto, se existe desperdício de dinheiro e como contornar isso”, comenta Thaíne Clemente.

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial,machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.