• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Serasa Experian e Sebrae criam programa de consultoria para diminuir mortalidade das pequenas empresas

O Impulsiona, programa com foco na melhoria da gestão financeira das empresas, vai dar mentorias a 125 PMEs em 2023. Novidade foi compartilhada com exclusividade a PEGN.

Com o objetivo de diminuir a mortalidade das pequenas e médias empresas brasileiras, Serasa Experian e Sebrae se uniram em um projeto focado em gestão. Chamado de Impulsiona, o programa piloto vai dar consultorias a 125 PMEs de cinco estados em 2023. Serão escolhidas empresas que já tenham enfrentado alguma dificuldade que impediu seu crescimento dentro de um universo de 600 pré-selecionadas pelas duas instituições. A ideia é que, a partir de 2024, o projeto seja nacional, com inscrições abertas ao público.

O Impulsiona, programa piloto com foco na melhoria da gestão financeira das empresas, vai dar mentorias a 125 PMEs durante 2023 (Foto: GettyImages)

"Os pequenos negócios são um terço do nosso PIB, geram mais da metade dos empregos do país, mas mais de 50% deles não sobrevivem por cinco anos. Das 18 milhões de pequenas empresas, mais de 5 milhões estão inadimplentes. O Impulsiona tem um viés de impacto social", diz Roger Cruz, head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

Segundo ele, os consultores do Sebrae e da Serasa Experian devem ajudar os empreendedores a mapear as áreas em que a empresa precisa mudar sua gestão, como RH, marketing, vendas e produção industrial. Mesmo assim, o foco do programa é financeiro, já que os problemas econômicos são o principal fator para a mortalidade das PMEs.

Segundo pesquisa da Serasa e do Sebrae, as grandes preocupações dos pequenos empresários e principais causas de mortalidade das empresas são a falta de gestão e a desestruturação financeira – que inclui falta de conhecimento sobre gestão, fluxo de caixa, capital de giro e potencial de investimento. "É um programa customizável. Ao ingressar, o empresário tem um diagnóstico profundo da empresa com um consultor do Sebrae. A ideia é melhorar a saúde financeira do negócio, gerando aumento de faturamento e diminuição do endividamento", afirma Cruz.

Na primeira edição, o Impulsiona ocorre nas capitais do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Apenas em Recife, o projeto ainda está na fase de seleção das empresas, que deve ser concluída ainda nesta semana. Nas outras localidades, o programa está na fase inicial, de diagnóstico.

O investimento total — de Serasa Experian e Sebrae — foi de aproximadamente R$ 1 milhão. "Os especialistas do Sebrae vão atuar em competitividade, capacitação e consultorias. Já a Serasa Experian é a idealizadora e dará acompanhamento na gestão financeira dos empresários", explica.

Até agora, as 100 empresas já selecionadas se encontram majoritariamente em quatro setores: comércio varejista, imobiliárias, indústria e serviços. De acordo com o gerente, 70% são microempresas, 22% são MEIs e 6% são negócios de pequeno porte. Do total atual, 67% são empresas jovens, com até cinco anos de existência.