• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

5 livros que ensinam lições valiosas para empreendedores do varejo

Buscar inspiração em histórias bem-sucedidas pode, portanto, ser um bom ‘start’ para o planejamento dos negócios e para alcançar o sucesso.

Empreender no mundo do varejo exige estratégias para se diferenciar da concorrência, desde a divulgação de produtos, até a logística de distribuição e o suporte no pós-venda. Buscar inspiração em histórias bem sucedidas pode, portanto, ser um bom ‘start’ para o planejamento dos negócios e para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, Retail tech especialista em inovação para o varejo, elencou cinco sugestões de leitura que abordam diferentes perspectivas sobre varejo e ensinam sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia. Confira:

1. Inspiração para começar um novo negócio - Livro: A Loja de Tudo:

Se você está à procura de uma dose de inspiração sobre empreendedorismo e perseverança, essa leitura poderá fazer sentido. “A Loja de Tudo”, livro escrito por Brad Stone, relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos. A obra traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados e fazer o negócio crescer -- até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo. ”É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual”, garante o executivo.

2. Como administrar um empreendimento- Livro: Por dentro do Alibaba

Entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas poderá ser descomplicado com a leitura do livro “Por dentro do Alibaba: como a maior empresa de e-commerce do mundo está mudando os rumos dos negócios on-line”. O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe da área de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos. “O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência”, indica o especialista.

3. Desafios de empreender e dicas para integrar o varejo físico e digital -- Livro: Sem Limites

Como um pequeno comércio de sapatos se tornou um dos maiores e-commerces da América Latina? Essa pergunta é respondida no livro “Sem Limites: do pequeno comércio de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina”, de José Eduardo Costa, que traz a história da Netshoes. “A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual”, explica Dias.

4. Importância de investir na experiência do consumidor - Livro: Satisfação Garantida

Não é novidade que, para conquistar e fidelizar clientes, os negócios devem investir na satisfação do consumidor. No livro Satisfação Garantida, de Tony Hsieh, o autor aborda questões sobre Customer Success (CS). CEO da empresa online de sapatos Zappos, ele relata algumas das metodologias revolucionárias que criou para atender a necessidade de seus consumidores. “Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização”, acrescenta Dias.

5. Como aproveitar o digital para empreender --Livro: Negócios Digitais

Outra boa leitura para empreendedores do varejo é o livro “Negócios Digitais”, de Alan Pakes. Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora. “Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados no varejo”, afirma o executivo.

Fonte: Nexaas