• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Porque pagamos impostos

A importante função dos tão criticados impostos para sociedade, seu pacto representativo pela sociedade, não só para oferecer serviços públicos, mas também organizar a sociedade, normatizar o mercado e a responsabilidade dos cidadãos e empresas.

Muitos não gostam de pagar impostos. O motivo pode ser por não saber a sua função.

Para falarmos de impostos, primeiro temos que falar do Estado.

Quem é o Estado

Não o Estado que você mora, como Estado de Santa Catarina, por exemplo,
O Estado, a União, o Governo.

O Estado foi consituído pelo povo (sim, pelo povo, por cada cidadão representado por seus políticos!

Por isso, a importância de votar consciente. A responsabilidade é sua também.

Pode ser o governo federal, estadual, municipal!

Função do Estado

O Estado tem a função de organizar a sociedade. Podemos nem perceber, mas se não houvesse organização estaríamos vivendo numa selva caótica!

Não entraremos aqui na discussão da qualidade do Estado, pois sabemos que há diversos problemas existentes e melhorias necessárias. Trataremos da teoria!

O Estado precisa regular as relações sociais através de leis, decretos, normativas, etc. para alcançar o equilíbrio e a organização.

Exercendo essa função de organizar, que existe a logística de distribuição de medicamentos e vacinas, a segurança pública, a educação, a infraestrutura.

Caso contrário dependeríamos da iniciativa privada para pavimentar ruas, vender segurança, educação, e disponibilizar saúde.
Outra regulação importante

Como o Estados executa sua função

Para conseguir realizar essa função o Estado precisa de recursos, ou seja, dinheiro.

E como consegue esses recursos? Através dos impostos, taxas, contribuições!

Portanto, assim como o povo constituiu o Estado, seus representantes constituíram a obrigação de cada cidadão ou entidade (empresa) de contribuir com a arrecadação desses recursos.

Resumindo, é um pacto social, onde todos contribuem para a ordem sociedade através dos impostos pagos ao Estado, encarregado dessa função.

Não entraremos também na discussão da eficiência de destinação desses recursos.

Cabe a nós entender que os impostos são a fonte para oferecer aposentadorias, saúde, educação, transportes, infraestrutura, segurança, etc. públicos.

E até mesmo regular mercados. Por isso que mercadorias como cigarros e bebidas sofrem com alta carga tributária, por exemplo.

Se um ou outro desses serviços públicos poderiam melhorar, a discussão está na competência dos políticos que elegemos para essa posição.

Por hoje é só.

Em breve, falaremos de como o Estado pode cobrar impostos e quando não pode cobrar também!