• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Este é um ótimo investimento para renda, reserva de emergência e aposentadoria

Além de ser possível fazer aplicações com valores abaixo de R$ 40,00 e ser considerado um dos investimentos mais seguros do mercado (por ser 100% garantido pelo Tesouro Nacional)...

Além de ser possível fazer aplicações com valores abaixo de R$ 40,00 e ser considerado um dos investimentos mais seguros do mercado (por ser 100% garantido pelo Tesouro Nacional), os títulos do Tesouro Direto possuem liquidez diária (você resgata seu investimento quando quiser), bem diferente de outras aplicações de renda fixa como Debênture, LCI, LCA e a maioria dos CDBs.

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com a B3, para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online, com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – SELIC).

Há diversos títulos disponíveis, que atendem os momentos de vida de qualquer investidor, seja iniciante ou experiente. Acompanhe a seguir:

Reserva de Emergência – Tesouro Selic

O Tesouro Selic é a opção mais segura para a reserva de emergência e ganha da poupança em dois aspectos: rendimento diário (na poupança é mensal) e é mais seguro.

Há CDBs que também possuem liquidez diária, igual o Tesouro Selic e com rendimento superior, porém o risco é maior, por isso não descarte diversificar o valor da sua reserva entre um bom CDB e o Tesouro Selic. Afinal, e se um banco destes CDB´s quebra em um momento que você precisa sacar parte da reserva? O FGC devolve seus recursos, mas geralmente leva de 20 a 30 dias.

A reserva de emergência é importante para que você consiga pagar suas despesas imprevistas como manutenções (carro e casa), remédios, desemprego ou um descuido nos gastos do mês. É fundamental para não usarmos o cheque especial ou em caso de não conseguir pagar o total da fatura do cartão de crédito, afinal todo investidor quer receber juros, e não pagar juros aos bancos.

forma mais básica de calcularmos o valor total da reserva de emergência, é multiplicarmos nossas despesas essenciais (exemplo: gastos com alimentação, moradia e saúde) por 6. Ou seja, são 6 meses de garantia que você conseguirá pagar suas despesas.

Você não precisa acumular o valor total da reserva para começar a investir, você pode e deve investir mensalmente no Tesouro Selic para que o rendimento diário do título te ajude a chegar lá mais rápido.

Aposentadoria: Tesouro IPCA Tradicional (sem juros semestrais)

Se você quer investir para se aposentar bem, o Tesouro IPCA é um excelente investimento, pois o rendimento acompanha a inflação e ainda remunera o investidor com uma taxa extra (prefixada). No longo prazo o retorno é bem maior do que o CDI.

Mesmo para quem investe em ações, focando na aposentadoria, é importante alocar parte do seu patrimônio no Tesouro IPCA. Imagine o investidor, que está se aposentando este ano, com as ações em baixa. Este mesmo investidor, tem títulos do Tesouro IPCA vencendo e entregando o retorno prometido. Este investidor resgata o título do tesouro sem perda e deixa as ações quietas (não vende na baixa) aguardando a devida valorização. Consegue entender a importância da diversificação?

Renda: Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Se você se aposentou e quer ter uma renda extra ou já alcançou a independência financeira, o IPCA com juros semestrais é uma boa opção, pois você recebe a cada 6 meses o rendimento do investimento, podendo utilizar estes recursos para as suas despesas. O valor aplicado inicialmente, permanece, logo, você preserva o capital investido.

Importante: Não há juros compostos neste título, devido o investidor resgatar os ganhos. Se o seu objetivo é acumular patrimônio, o tesouro IPCA tradicional (sem juros semestrais) é o ideal.