• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Setor de supermercados foi o que mais gerou emprego no país durante a pandemia

O setor de supermercados foi o que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia, com 156.120 postos de trabalho criados em 2020 e 2021

O setor de supermercados foi o que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia, com 156.120 postos de trabalho criados em 2020 e 2021. A maior participação na oferta, entre os estados, foi no Rio de Janeiro, com 41% do total. Por aqui, dois de cada cinco empregos abertos nos últimos dois anos eram nesses pontos de venda. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo EXTRA junto à Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

Os números são do “Mapa dos Empregos no Setor de Supermercados”, realizado pela Asserj em parceria com a consultoria Future Tank. O estudo foi realizado com base em dados oficiais, obtidos no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Empregador Web. Presidente da Asserj, Fábio Queiroz explica a criação de vagas tão significa:

— Pela essencialidade do nosso serviço, nós não paramos na pandemia. Tivemos que abastrecer a população, o que fizemos com bastanta êxito. Mas há ainda fatores específicos que contribuíram para a geração de vagas, como o crescimento do delivery de supermercados e a criação de novos postos de trabalho, por exemplo, o do gestor de qualidade. Esse era o funcionário que exigia máscara dos clientes para entrar, cuidava para que protocolos de segurança e sanitários fossem cumpridos no interior da loja... — expõe Queiróz: — Além disso, tivemos que lidar com o afastamento de quase 20% dos nossos colaboradores no auge da pandemia por serem grupos de risco ou apresentarem sintomas de Covid. E repusemos esses profissionais rapidamente.

Em 2020, no Brasil, foram gerados 57.214 novas vagas em supermercados. Em 2021, 98.906 novos postos. No estado do Rio, foram 2.483 novas vagas em 2020 e 8.637 em 2021 — e o setor foi responsável por 6,1% do total de postos de trabalho criados no biênio. Para 2022, o setor espera crescimento, e descarta demissões em massa.

Segundo Queiróz, as mudanças que ocorreram nos supermercados durante a pandemia vieram para ficar, ou seja, os profissionais contratados continurão sendo necessários:

— Em primeiro lugar, o delivery veio para ficar e nós temos prospecção de crescimento dele. Em segundo lugar, as novas funções que surgiram nos supermercados, como a de gestor de qualidade, são o legado da pandemia. Os consumidores preferirão os locais mais seguros até em comparação com outros que possuam atendimento melhor — explica.



Os supermercados ficaram ainda entre os 10 setores mais geradores de postos de trabalho em 57 dos 92 municípios fluminenses, nos últimos dois anos. Lideraram as contratações nas regiões Metropolitana e Serrana e em sete municípios, como São Gonçalo, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

Super Rio Expofood entre os dias 21 e 23 de março

Neste mês, para a realização a 32ª edição da Super Rio Expofood, os supermercados geraram 8 mil empregos diretos e indiretos. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de março, e marcará a retomada de eventos de negócios do varejo no Brasil. Nesta edição, haverá pela primeira vez um espaço dedicado a negócios internacionais, o IMex Trade, para que o varejo do estado amplie seus negócios no mercado internacional. As estratégias para driblar os efeitos do conflito entre Guerra e Ucrânia, que já aumentou os preços do trigo e da soja, serão debatidas.

E mais: cerca de 500 expositores levarão as novidades do setor alimentício para a feira. As inscrições são feitas aqui.