• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Quer empreender? Dicas de livros de 14 CEOs e empresários de sucesso

A leitura ajuda a moldar o mindset correto para enfrentar os desafios do empreendedorismo e impulsionar os negócios

Para abrir um negócio e fazê-lo crescer rumo ao sucesso, o hábito de ler precisa ser incorporado à rotina. Por meio dos livros, é possível conhecer a experiência de executivos renomados, conhecer estratégias, se preparar para as dificuldades e desenvolver um pensamento mais assertivo para o mercado. Pensando nisso, alguns CEOs e empresários listaram suas melhores indicações de obras que contribuíram para suas vidas profissionais e, em alguns casos, para a vida pessoal. Confira abaixo as sugestões que podem inspirar empreendedores que estão no começo de suas trajetórias e também aqueles que planejam se arriscar no mundo empresarial a curto prazo.

Regina Jordão, CEO da rede de depilação Pello Menos, indica o livro A essência do líder, do Warren Bennis. “O autor, que foi um grande consultor, inclusive de vários presidentes dos Estados Unidos, tem uma escrita muito enriquecedora, pois ajuda empresários a entenderem a essência da liderança e auxilia no desenvolvimento dela”.

Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em blindagem e impermeabilização de estofados com unidades no Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, indica o livro O Monge que vendeu sua Ferrari, de Robin Sharma. “É um dos livros mais interessantes que já li, pois conta a estória de um advogado bem sucedido que largou tudo para realizar uma peregrinação na Índia e explica, por meio de uma fábula, o segredo para encontrar o caminho do sucesso, cultivar relacionamentos e viver plenamente o presente”.

Claudinei dos Anjos, CEO da rede Anjos Colchões & Sofás, indica o livro Os Segredos da Mente Milionária, do Eker, T. Harv. “O livro explica exatamente a mentalidade das pessoas que guardam dinheiro, comparando-as com aquelas que somente gastam. Mostra também como as crenças limitantes sobre dinheiro, jamais levarão a riqueza. Ajuda a fazer uma reprogramação no cérebro, de como alcançar a riqueza”.

Gabriel Concon, CEO da rede Pizza Prime, maior rede de franquias de pizzas 100% brasileira, indica o Sonho Grande, da Cristiane Correa. “O livro conta a trajetória de sucesso de três dos maiores empresários do Brasil. A história desses empreendedores me inspira a dar o melhor de mim, tanto para a construção da minha rede como para meus colaboradores”.

Nathan Schmucler, diretor geral da rede de escolas Luminova, elege o livro O poder do hábito, de Charles Duhigg. “Para buscar alta performance na vida pessoal ou profissional, precisamos de autoconhecimento e o livro ajuda a encontrar caminhos na reflexão de hábitos positivos e negativos, a reconstrução de novos que possam estar mais alinhados com nosso propósito pessoal/profissional”.

Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo, especializada em residências, escritórios e endereços comerciais, cita o livro Contratos de franquia – Origem, evolução legislativa e controvérsias, de Tatiana Dratovsky Sister. “Este livro me atualizou com relação à legislação do franchising e, dentro de seus exemplos e comentários, trouxe a solução para vendas de franquia MEI”.

Paulo Arruda, Co-CEO e Co-Founder da Park Education, rede de ensino de idiomas e cursos livres, elege o livro: The Age of Influence: The Power of Influencers to Elevate Your Brand, do Neal Schaffer. “Este livro, embora ainda pouco conhecido entre executivos, é obrigatório para se entender como aproveitar o poder dos influenciadores para alavancar os resultados das empresas”.

Bruno Gorodicht, diretor das redes Bendito e Espetto Carioca, de brownies e cookies e bares e restaurantes, respectivamente, escolheu o livro Ponto de Inflexão, de Flávio Augusto. “Ele conta a história de sua vida como empreendedor e traz vários momentos que chama de ponto de inflexão, com o objetivo de fazer o leitor repensar sobre sua conduta, forma de pensar e agir. Eu adoro biografias e já li algumas, mas essa dá tanto prazer e prende tanto, que em apenas uma tarde você lê o livro inteiro”.

Joel Amorim, diretor da The Insiders na América Latina, recomenda o livro O Apanhador no Campo de Centeio, de JD Salinger. “Este livro me ajudou muito como pessoa. Li e reli algumas vezes e gosto da mensagem que é enxergarmos as coisas boas no lado simples da vida e reconhecermos estes momentos” e Purple Cow, de Seth Godin. “Pensando que na área de Marketing e Publicidade o mercado mudou muito, é importante ser inusitado e se destacar na multidão e o segredo está na estratégia. Sem ela não fazemos nada sustentável”

Raphael Matos, CEO da PremiaPão, rede de publicidade em saco de pão, indica o livro O Jogo Infinito, de Simon Sinek. “Todo empresário que está a frente de uma empresa e tem que liderar pessoas no século 21 precisa ler este livro, melhor que ler precisa aplicar os quatro princípios do jogo infinito aos negócios”.

Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels Brasil, rede de cuidadores, indica o livro Subliminar, de Leonard Mlodnow, que retrata de forma realista e científica a importância do subconsciente nas tomadas de decisões de cada um de nós. “É na conquista do subconsciente que está o verdadeiro trabalho de Marketing. Imperdível leitura”.

Poliana Alves, CFO da DUXcoworkers, empresa pioneira no Brasil a fazer das boas práticas de UX uma cultura de trabalho, indica Blink, de Malcom Gladwell. “Blink é um livro que incentiva, para a lideranças e para a vida, treinar a intuição na tomada de decisões. O poder de pensar sem pensar.”

Dr. Paulo Zahr, CEO da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, sugere o livro Feitas para Vencer, de Jim Collins. “O grande aprendizado foi ler várias formas de levar nossa empresa ao crescimento e distinguir diferenças entre empresas pares, porque umas cresceram muito e outras não existem mais. O livro também ajuda a não se conformar e entender que podemos ser ótimos e não somente bons. Fazer melhor a todo dia, ser melhor sempre que o concorrente”.

Clayton Mangulin, CEO da Campinas Celulares, rede de assistência técnica multimarcas especializada na manutenção de celulares, smartphones e tablets nacionais e importados, indica o livro O catador de Sonhos, de Geraldo Rufino. “O livro conta a história de um empresário que começou catando latinhas, empreendeu muitas vezes e quebrou algumas delas. Me fez refletir sobre a importância de pensar positivo, principalmente nesses tempos de pandemia e, consequentemente, crise financeira. É uma injeção de superação”.