• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Melhores áreas para empreender em 2021

Mesmo em meio à pandemia, o número de empreendedores não diminui no Brasil. Pelo contrário, aumentou

O empreendedorismo não para de crescer e de bater recordes. E isso é reflexo do desejo cada vez maior das pessoas de terem liberdade financeira. De acordo com o Sebrae, 38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos, está envolvida com um negócio próprio. Além disso, de cada dez pessoas que não são empreendedoras, três gostariam de abrir o próprio negócio. Ou seja, empreender em 2021 será uma das ações mais buscadas por milhares de brasileiros.

Se você se encontra neste grupo, chegou a hora de saber quais são as tendências para ter um negócio em 2021. Confira:

#01 E-commerce

Mesmo com o duro golpe sofrido pela economia em função da pandemia da Covid-19, as vendas online mostraram números recordes em 2020.

De acordo com o Índice de Vendas Online, o e-commerce registrou um crescimento de 53,83% em dezembro de 2020. E quando observamos o Índice de Faturamento Online, os resultados são igualmente expressivos, com aumento de 55,74%.

As informações são do MCC-ENET, uma iniciativa do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, que opera desde 2001 fomentando a segurança em transações eletrônicas, formulação de políticas e desenvolvimento de marcos regulatórios relacionados à economia digital.

Em 2021, parece que a facilidade de adquirir praticamente qualquer produto ou serviço sem ter que sair de casa vai continuar seduzindo consumidores. Principalmente pelo fato de que o tão desejado final da pandemia parece ainda estar longe de acontecer.

Essas estimativas são confirmadas por dados do segmento de e-commerce em 2021. De acordo com informações da XPi, a expectativa é que 2021 termine com um aumento de 32% nas vendas online.

A corretora acredita que a tendência de alta nas compras online se deve a algo estrutural, que foi potencializado com a pandemia, mas que já vinha se consolidando.

E parece que tem lugar para todo mundo. De pequenas a grandes lojas virtuais, todas estão lucrando: o Brasil tem mais 1,3 milhão de e-commerces. E aproximadamente 75% deles oferecem menos de 10 produtos.

Independentemente do segmento, 2021 se apresenta como um momento propício para que empreendedores de todos os tipos diversifiquem suas receitas e comecem a desenvolver uma presença digital para vincular seus produtos e serviços.

#02 Mentorias

O mercado, como algo extremamente dinâmico, periodicamente desenvolve soluções para que os profissionais atinjam seu máximo potencial e consigam chegar mais longe em suas carreiras — e mais rápido.

Na última década, uma solução que ganhou muito espaço foi a mentoria. E alguns números podem falar por si sós sobre a evolução desse ramo como campo para o empreendimento em 2021.

O primeiro dado mostra como os mentores de negócios aumentaram e vem da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN).

De acordo com a organização, a média de crescimento das mentorias é maior do que 19% ao ano. Outra informação relevante: em 2016, o Brasil tinha 8 mil mentores disponíveis no LinkedIn. Já em 2020, esse número passou para mais de 30 mil profissionais.

O aumento da demanda por mentores pode ser justificado, entre outras coisas, pela melhor retenção de talentos em uma companhia. Segundo a pesquisa Turning Gender Diversity Dial, da consultora Delloite, 87% das companhias com programas de mentoria elevaram a retenção de profissionais.

Em 2021, com a crise econômica e sanitária, esse padrão se confirma, já que, com a diminuição de empregos, passar por uma mentoria pode aumentar a chance de permanecer no trabalho ou de conseguir uma vaga.

E com o aumento da demanda desse tipo de serviço, fazer uma capacitação em mentoria se converteu em uma chance para que especialistas de todos os tipos possam empreender e ganhar dinheiro com seus conhecimentos.

#03 Casa e Decoração

O Brasil tem apresentado números recordes no empreendedorismo, e a expectativa, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é que o crescimento permaneça firme em 2021. Nesta tendência, encontramos o segmento de Casa e Decoração apresentando um desempenho bastante positivo.

De fato, o segmento de Casa e Decoração já vinha apresentando um aumento na casa dos 23%, com incremento de interesse inclusive em plataformas de novos e seminovos, como a OLX. Entre os mais buscados, encontramos desde almofadas (494% de aumento no interesse), vasos (201%) e quadros (187%).

Esse comportamento dos consumidores não é surpresa. Com a pandemia, muita gente se viu forçada a ficar em casa e começou a querer melhorar o aspecto do ambiente onde teria que passar muito mais tempo.

Nada mais natural do que investir em itens que renovem os ambientes e deixem a permanência em casa melhor. A boa notícia para quem tem interesse em oferecer produtos para este segmento é saber que quase 70% dos funcionários que passaram para o home office preferem seguir com o trabalho em casa.

Dadas as condições em que nos encontramos, com a manutenção da pandemia, é natural entender que o interesse por produtos para o lar vai continuar aquecido.

Tudo isso configura boas oportunidades para empreender em 2021, inclusive se a ideia for não contar com uma loja física e partir para as vendas online. Neste caso, quem deseja começar um novo negócio este ano, pode aliar o aumento das buscas por itens de casa e decoração com o poder do e-commerce.

O momento é favorável a empreender, sempre que se conte com um bom planejamento e o nicho certo seja identificado. Neste sentido, 2021 apresenta-se como um ótimo ano para começar um negócio, assim como também o momento ideal para apostar mais fichas em empreendimentos já em funcionamento.