• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pagamento do 13º salário INSS antecipado: quais os valores e datas?

Governo anunciou que depósitos das duas parcelas acontecem entre maio e junho

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho confirmou que o pagamento do 13º salário INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para este mês e junho.

Os depósitos estão previstos para começar em 25 de maio, para quem recebe até um salário mínimo. Beneficiários que recebem além desse valor receber a partir de 1º de junho.

São contemplados pela antecipação beneficiários do auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, aposentadoria e salário-maternidade. Quem recebe renda mensal vitalícia e BPC (Benefício de Prestação Continuada) não tem direito.

Em 2020, o Ministério da Economia realizou a antecipação do pagamento do 13º salário INSS para que os contemplados pudessem arcar com eventuais gastos da doença. A expectativa da pasta era repetir neste ano os depósitos das duas parcelas em abril e maio, mas a demora em aprovar o Orçamento 2021 atrasou o processo.

Quais os valores e datas do pagamento do 13º salário do INSS?

A previsão é que o pagamento da 1º parcela do 13º salário INSS comece em 25 de maio e vá até 8 de junho. A segunda parcela deve começar 24 de junho e ir até 7 de julho.

Cada parcela corresponde a 50% do benefício total. Para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo, pode haver desconto. Porém, a primeira parcela sempre corresponde à metade do valor recebido habitualmente, e apenas na segunda haverá abatimento do valor.

Veja o calendário de pagamento do 13º salário do INSS:

A ordem de recebimento é baseado no número final do cartão do beneficiário.

Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.100):

1: parcelas em 25 de maio e 24 de junho;
2: parcelas em 26 de maio e 25 de junho;
3: parcelas em 27 de maio e 28 de junho;
4: parcelas em 28 de maio e 29 de junho;
5: parcelas em 31 de maio e 30 de junho;
6: parcelas em 1º de junho e 1º de julho;
7: parcelas em 2 de junho e 2 de julho;
8: parcelas em 4 de junho e 5 de julho;
9: parcelas em 7 de junho e 6 de julho;
0: parcelas em 8 de junho e 7 de julho.

  • Para quem ganha acima de um salário mínimo:

1 a 6: parcelas em 1º de junho e 1º de julho;
2 a 7: parcelas em 2 de junho e 2 de julho;
3 a 8: parcelas em 4 de junho e 5 de julho;
4 a 9: parcelas 7 de junho e 6 de julho;
5 a 0: parcelas em 8 de junho e 7 de julho.

Injetar dinheiro na economia

A decisão em antecipar novamente o pagamento do 13º salário INSS é um estímulo do governo para tentar injetar dinheiro na economia, em um novo momento de avanço da pandemia da covid-19 no país.

Originalmente, o 13º salário INSS já é depositado em duas parcelas – a primeira em agosto, e a segunda em novembro.Ou seja, o fato do pagamento ser antecipado não afeta os cofres, já que está previsto nos gastos públicos.