• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como montar um negócio em casa: Dicas para começar

Empreender em casa exige cuidados extras, como a separação de horários para trabalhar e para receber amigos e parentes. Confira mais dicas

Nesses tempos incertos, a opção por montar um negócio em casa ganhou força, seja pela mudança de rumo, para poder ter o conforto de trabalhar sem precisar se locomover, ou mesmo para ter uma renda extra.

Esse é o seu caso? Se sim, confira dicas fundamentais para começar a realizar esse sonho. Aliás, parabéns pela iniciativa de empreender e buscar informações a respeito.

DEFINA COM O QUE VOCÊ DESEJA TRABALHAR

Não basta querer descobrir como montar um negócio em casa, é preciso definir que tipo de trabalho será desenvolvido, afinal, cada um possui suas particularidades.

Se a sua ideia é começar a fazer bolos para vender, por exemplo, o processo será diferente das ações necessárias caso decida trabalhar com algo ligado a marketing digital.

VERIFIQUE SE PODE EXERCER A ATIVIDADE ESCOLHIDA EM CASA

Uma das principais dicas é checar junto à prefeitura se a atividade escolhida realmente pode ser exercida em um endereço residencial, e o que é preciso ser feito para que isso aconteça.

Um alvará do Corpo de Bombeiros e uma permissão da Vigilância Sanitária, por exemplo, podem ser necessários.

CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é essencial em qualquer tipo de empreendimento, e nesse caso não é diferente.

Estruture esse documento da forma correta e com o maior número de informações possível, como o público que deseja atender, o produto/serviço com o qual irá trabalhar etc.

Caso você não seja adepto ao Plano de Negócios, conheça o MVP (Mínimo Produto Viável), o método que as startups usam para saber se o seu produto/serviço será aceito.

CERTIFIQUE-SE DE TER O NECESSÁRIO PARA COMEÇAR

Dentro do plano de negócios deve constar a quantia relacionada ao investimento necessário para começar o seu empreendimento.

Portanto, para preencher essa parte, certifique-se de que possui a quantidade necessária para esse começo, lembrando que esse valor deve ser suficiente para tirar a ideia o papel e mantê-la funcionando. Lembre-se do capital de giro, até que o lucro comece a aparecer.

SEPARE UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES

O trabalho desenvolvido em casa também necessita de um espaço próprio para ser realizado, um espaço no qual você realmente se sinta trabalhando.

Se possível, separe um cômodo para isso e estruture-o com os móveis e equipamentos necessários.

Em casos como o da confecção de bolos, citado no início, sua própria cozinha servirá de “escritório”, não sendo preciso construir outra para isso. Mas, ainda assim, é preciso ter um espaço para armazenar os materiais que serão usados, dispensa, armazenagem etc.

CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA SOBRE ESSA DECISÃO

Uma das maiores dificuldades de quem escolhe trabalhar em casa é ter que lidar com demandas familiares no horário do expediente.

Para evitar que isso atrapalhe os negócios, converse com sua família a respeito, explique que se trata de um trabalho sério que não deve ter interrupções e que seu espaço deve ser respeitado.

Defina o horário em que irá trabalhar, para que tenha tempo também para sua família, para você, e para estudar formas de ampliar o seu negócio.

E agora que você já conhece as principais dicas de como montar um negócio em casa, é só descobrir qual tipo de atividade mais combina com você e ter coragem de dar o primeiro passo.

Afinal, #empreendernavidareal é muito mais legal.

E como dica final, ao escolher a sua atividade, converse com outras pessoas da área para conhecer bem os bastidores do negócio.

Nunca compare o seu início de jornada com o meio ou fim do trabalho de alguém. Abrace o empreendedorismo, ele é um caminho sem volta para o seu desenvolvimento pessoal neste novo ciclo.

Um forte abraço.