• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Negócios nas redes sociais: confira 3 dicas para aumentar a relevância da sua marca

A dinâmica das redes sociais exige muita dedicação e estratégia. Confira dicas para ter bons resultados e aumentar a relevância

Estar presente nas redes sociais é indispensável para qualquer empresa. Mais do que uma forma de se conectar com as pessoas, plataformas como o Instagram, Facebook e Youtube se tornaram também um meio de fazer negócios. Por lá os consumidores conhecem novas marcas, interagem e compram. Logo, as redes sociais são uma das principais formas de divulgar a empresa, atrair novos clientes e vender. Mas nada disso é possível sem relevância.

E isso não é nada fácil conquistar e manter! A dinâmica das redes sociais exige muita dedicação e estratégia. Por isso, neste post trouxemos algumas dicas para aumentar a relevância da sua marca nas redes sociais. Confira!

O que torna o seu negócio relevante nas redes sociais?

Você já se fez essa pergunta?

Que é fundamental estar presente nas redes sociais todo mundo já está cansado de saber. E isso acaba levando muitas empresas a criar perfis em absolutamente todas as redes sociais e publicar uma coisa ou outra - somente para cumprir essa “obrigação”. Mas, no fim das contas, a marca não tem relevância nenhuma, o esforço não traz retorno e, em alguns casos, pode até prejudicar a imagem da empresa.

Assim, não basta estar presente. Para ter bons resultados, é preciso ter uma estratégia para ganhar relevância. Isso significa, sim, ganhar muitos seguidores - mas este é só o começo. Outros pontos que também determinam a relevância de uma marca nas redes sociais são:

Atingir a audiência correta

Uma marca realmente relevante não só tem muitos seguidores, mas também muitos seguidores com o perfil do cliente ideal para a empresa. Afinal, de que adianta ter muita gente seguindo seu perfil, mas que não está nada interessada no que você oferece? Formar uma audiência qualificada é essencial.

Produzir conteúdo autêntico

É simples: para sua marca ser relevante, ela precisa oferecer conteúdo relevante. E, para isso, ele precisa ser autêntico, se destacar - e não só ser uma cópia, uma repetição genérica do que todo mundo está fazendo.

Ter engajamento

As interações são um excelente indicativo da relevância de uma marca. Se o público comenta e compartilha as publicações, costuma marcar o @ da empresa nas próprias publicações e fala dos produtos, isso significa que o conteúdo está entregando valor de fato e que a relação com os clientes é bem próxima. Da mesma forma, a empresa deve responder os comentários e mensagens e estar sempre conversando com os seguidores.

Esses são alguns dos pilares para ter relevância nas redes sociais. Pode parecer bem simples falando, mas é como diz o ditado: “é mais fácil falar do que fazer”. Como já falamos no início, para ter uma marca relevante nas redes sociais, é preciso muita dedicação e uma estratégia certeira. Confira nossas dicas a seguir.

3 dicas para aumentar a relevância da sua marca nas redes sociais

Nossas três dicas estão bem relacionadas com os pontos que apresentamos anteriormente. A ideia é, justamente, investir em estratégias para atingir público certo, oferecer conteúdos relevantes e gerar engajamento. Vamos lá?

1 - Vá atrás dos influencers

Os influencers - ou influenciadores, em português - são pessoas que produzem conteúdo sobre um nicho específico e têm milhares de seguidores. Costumam ter um público muito bem definido, fiel, engajado e ávido por novidades. Por isso, muitas empresas firmam parcerias com influencers para que divulguem seus serviços ou produtos. Desta forma, associam a marca ao influencer - que já têm relevância.

É uma estratégia super em alta e tem diversos benefícios. Escolhendo os influencers certos, que atuam na mesma área que a sua empresa, é possível atingir a audiência correta de forma rápida, aumentando os seguidores qualificados. Além disso, os influencers impactam muito no comportamento e decisões de compra, o que pode render já de cara um crescimento no número de vendas.

Há diversas abordagens e campanhas possíveis com os influencers, e tudo vai depender do objetivo da sua empresa naquele momento. Uma coisa é certa: não é preciso ser uma grande marca para adotar essa estratégia. Mesmo negócios menores podem se beneficiar dos micro influencers, pessoas que influenciam um pequeno grupo - seja um nicho muito específico, seja uma cidade. Os resultados compensam o investimento.

2 - Invista em vídeo

Quando se fala em conteúdo, o vídeo é o protagonista. Ele tomou conta das redes sociais e a tendência é que ganhe cada vez mais espaço. E não só os vídeos gravados, mas também os ao vivo. Esse formato faz sucesso porque é muito dinâmico, atrativo, direto. Cria uma relação muito próxima com o público. Por isso, para oferecer conteúdo relevante, o vídeo é o melhor caminho.

E se engana quem pensa que é preciso fazer grandes investimentos para produzir vídeos para as redes sociais. Na verdade, o mais importante é ter criatividade e fazer um bom planejamento, buscando assuntos interessantes para os seguidores. Hoje é possível gravar vídeos com excelente qualidade com um smartphone. Então, não tem desculpa!

Basta gravar e escolher um bom editor de vídeo. Há opções mais tradicionais, como o Adobe Première, que exige um pouco mais de conhecimento, e outras online, que são super práticas e intuitivas, como o Invideo. Nele há modelos prontos, que podem ser personalizados com músicas, imagens, transições e muito mais. Ou seja: não tem desculpa, mesmo!

3 - Construa relacionamento

Para aumentar o engajamento e ganhar relevância, sua empresa precisa construir um relacionamento sólido com os seguidores. Para isso, primeiro é preciso garantir a consistência na publicação dos conteúdos - manter um ritmo constante, com um bom volume de publicações, em formatos variados - vídeos, lives, enquetes, sorteios, fotos etc. Com isso você se torna realmente presente nas redes sociais e passa uma imagem sólida, com diversos pontos de contato com o seu público.

Além disso, esteja aberto para interações de todos os tipos. As marcas que têm uma linguagem própria e humana, que estão ligadas no que as pessoas estão comentando sobre ela nas redes sociais e que respondem de forma personalizada e atenta são as que obtêm maior relevância. Esse é, sem dúvidas, um dos maiores ativos de uma empresa.

E então, o que achou das nossas dicas? Elas ajudaram você? Compartilhe conosco nos comentários quais são as estratégias para ganhar relevância nas redes sociais que sua empresa vai adotar - ou já está adotando!