• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Golpe simula pesquisa sobre Covid-19 para clonar contas de WhatsApp

Crime faz vítimas pelo país desde meados do ano passado

Fique atento: a pandemia do novo coronavírus tem sido explorada como mote para aplicação de novos golpes por ligação telefônica e mensagens falsas. Desde meados do ano passado, acumulam-se relatos sobre ações criminosas do tipo, que costumam simular levantamentos a respeito da Covid-19 para clonar contas no WhatsApp e, com isso, extorquir contatos desses perfis tomados ao se fazer passar pelas vítimas.

Por meio de ligação ou do próprio aplicativo de mensagens, o golpista finge ser um pesquisador a serviço do Ministério da Saúde, fazendo perguntas relacionadas ao novo coronavírus. Em seguida, solicita à vítima que informe um código de seis dígitos enviado via SMS, geralmente sob a justificativa de que um especialista em saúde entrará em contato posteriormente.

Os números, contudo, formam uma sequência de autenticação do WhatsApp, por meio da qual o criminoso rouba a conta da vítima na plataforma, fazendo-a perder sua lista de contatos e dados arquivados no serviço. Assim, o golpista tem acesso a amigos e parentes, entre outros conhecidos da vítima, além de suas conversas registradas, podendo contatá-los para falsas solicitações de dinheiro.

Ciente das práticas, o Ministério da Saúde já informou que não tem realizado pesquisa ou solicitado dados particulares por telefone.

Uma forma de melhor se prevenir contra crimes do tipo é ativar uma segunda etapa de segurança no WhatsApp, além de evitar compartilhar informações confidenciais, mesmo que para contatos frequentes e de confiança, por meios como o WhatsApp, telefone ou e-mail.