• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O que a Bossa Nova pode te ensinar sobre empreendedorismo?

"Se você entender que a tristeza é natural e necessária para superar, vai aprender a apreciar os momentos de “baixa” e usá-los ao seu favor"

Sendo um americano apaixonado pelo Brasil, um dos elementos que mais me chamou a atenção quando cheguei no país foi a música brasileira. Achei interessante como os compositores romantizam a tristeza, principalmente na Bossa Nova e no Samba. Como a música é uma importante expressão cultural, ouvir composições nacionais me fizeram entender mais rapidamente como os brasileiros enxergam barreiras e nas adversidades dão lições de perseverança, superação e grit, trazendo confiança e esperança de que um dia será possível vencer.

Trouxe esses aprendizados para o meu negócio, já que ao empreender você encontra muito mais pontos baixos do que altos. E se você entender que a tristeza é natural e necessária para superar, vai aprender a apreciar os momentos de “baixa” e usá-los ao seu favor.

Separei 4 músicas brasileiras que me ajudaram a enxergar melhor as minhas tristezas e vencer meus obstáculos como empreendedor.

1. A felicidade, Tom Jobim

“Tristeza não tem fim, felicidade sim.”

Essa música me impactou muito desde a primeira vez que a escutei. A canção fala sobre a fragilidade de um dia de felicidade, que passa em uma piscada de olhos, enquanto um dia de tristeza parece ser uma eternidade. Eu entendi que é necessário exercitar a visão de que ambos são efêmeros, têm data de validade e não podem nos impactar com emoções extremas. Ganhar não significa que você está no seu melhor, assim como perder não te define como um profissional ou empreendedor ruim. Aceite o sucesso sem arrogância e deixe a fraqueza passar com uma certa indiferença, absorvendo os aprendizados para usar na sua evolução.

2. Ando escravo de alegria, Toquinho

“Ando escravo de alegria”

O título dessa música diz tudo. Se você está buscando empreender e precisa de alegria para seguir em frente, provavelmente, esse não é o caminho certo para você. Será necessário passar por muitos momentos de solidão, você encontrará pessoas que não entenderão porque está arriscando tanto e passará muito tempo sentindo-se à beira do abismo. Para não ser escravo de alegria, é preciso abraçar também as tristezas e fraquezas. Afinal, não conheço um empreendedor que alcançou o sucesso sem amar a batalha que enfrentou no caminho.

3. Samba de benção, Vinicius de Moraes

Mas pra fazer um samba com beleza

É preciso um bocado de tristeza

É preciso um bocado de tristeza

Senão, não se faz um samba não”

Assim como no Samba, para construir um negócio de sucesso a tristeza também é fundamental. Muitas vezes ela é o catalisador que nos deixa um pouco desapontados com nós mesmos, trazendo maior complexidade para nossas ações e nos fazendo repensar ações e estratégias. Ou seja, a tristeza é uma verdadeira alavanca para os momentos de felicidade. Sem isso, o risco de declarar vitória cedo demais e se encontrar em uma zona de inércia é alto.

Queremos ser empreendedores para chegar ao final e declarar vitória, mas a esperança de sair de situações difíceis, aguentar graves revés e sair mais forte, realmente, é a parte mais rica dessa experiência. E, francamente, é o que define você e a sua organização.

4. Desde que samba é samba, Caetano Veloso

“A tristeza é senhora

Desde que o samba é samba, é assim”

Se a tristeza é tão antiga quanto o próprio tempo, como poderia algo tão velho e natural ser desnecessário? Fracassos, contratempos e adversidades são parte do processo de formação dos humanos - especialmente dos empreendedores.

Tudo isso não é para dizer que nunca vamos sentir dor. Se eu falasse para você que ao colocar sua mão no fogo vai doer muito, mesmo sabendo, isso não reduziria a dor que vai sentir. Porém, com a tristeza é diferente. Se olharmos com naturalidade e percebermos que ela é necessária para o nosso desenvolvimento e abraçarmos ela um pouco mais, vamos aceitar a riqueza desse sentimento como o par da felicidade.

Aprendi muito com a música brasileira através dos mestres do Samba e da Bossa Nova, que já nos mostraram o rumo para seguir empreendendo!