• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Crédito para franquias: qual a melhor opção

Abrir uma franquia é visto por muitos como uma ótima maneira de investir ou de fazer uma empresa crescer ainda mais.

O espírito empreendedor faz parte da alma do brasileiro. Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a cada 100 habitantes do país em idade adulta, 36 deles estão praticando alguma atividade empreendedora. Abrir uma franquia é visto por muitos como uma ótima maneira de investir ou de fazer uma empresa crescer ainda mais.

As franquias são negócios cujo modelo de funcionamento é transferido para um segundo ponto comercial com a autorização de quem criou o modelo inicial e, consequentemente, detém os direitos sobre o mesmo.

Mas crescimento rima com investimento e franqueadores e franqueados podem e devem procurar opções além do capital próprio para financiar esse crescimento. Nessas horas, muitos empresários acabam optando pela contração de crédito.

Se você tem interesse em expandir o seu negócio, mas precisa de opções que possam viabilizar esse seu objetivo, continue a leitura deste artigo e entenda quais são as principais formas de conseguir um empréstimo para redes de franquia.

E aí, vamos começar?

Quais as vantagens do sistema de franquias?

Por ser uma modalidade muito atrativa para quem empreende, em 2018, com a retomada da economia, o setor de redes de franquia voltou a crescer no Brasil. É o que mostra a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising.

Mas antes de falar sobre as opções de financiamento e crédito para franquias, é importante que você entenda quais são os benefícios e porque tanta gente prefere investir nesse modelo de negócio. Confira abaixo:

  • Utilização de uma marca já testada e reconhecida no mercado

Imagine abrir uma rede de fast-food em um shopping center sem estar associado a uma franquia. Imagine-se agora com o mesmo ponto, oferecendo o mesmo produto, só que com o apoio de uma marca internacional no seu letreiro. Consumidores gostam do que já conhecem e se sentem mais atraídos por novas lojas sempre que a marca já lhes é familiar.

  • Padronização dos processos e implementações

Implantar um novo processo do zero não é tarefa trivial. Negociar contratos com fornecedores, treinar pessoas, criar novos produtos é mais fácil quando se tem por trás um grupo franqueador que já tem algumas dessas respostas prontas.

  • Orientação e assistência na administração do negócio

Para o controle e bom funcionamento do negócio e, consequentemente, da rede como um todo, um treinamento completo de gestão é passado por parte da franqueadora, que continua acompanhando os resultados e oferecendo suportes e consultorias caso surjam problemas ou burocracias.

Quais são as opções de crédito para franquias?

Ser um franqueado também significa estar sujeito a forças fora do seu controle. Uma campanha publicitária bem sucedida, uma mudança de marca ou uma renovação da loja podem exigir investimentos que o empreendedor não está pronto para realizar. Por isso, solicitar um crédito para franquias pode ser uma boa saída.

Para não perder o controle financeiro e evitar problemas futuros, o ideal é procurar a alternativa de crédito mais vantajosa e segura para a sua situação. Separamos aqui as principais e vamos falar melhor sobre cada uma delas:

Financiamento entre franqueador e franqueado

A primeira opção para o franqueado que precisa financiar o investimento é fazer um acordo diretamente com o dono da franchising. Aqui, tanto franqueador quanto franqueado são beneficiados, mas é preciso que haja a estipulação de um contrato e um maior comprometimento das duas partes envolvidas, já que a relação vai ser direta.

Além disso, o valor envolvido é limitado e caso seja necessário mais um montante para servir como capital de giro, por exemplo, cabe ao franqueado buscar outros meios de consegui-lo.

Linha de crédito de instituições financeiras públicas e privadas

As linhas de crédito dos bancos públicos e privados são mais uma alternativa para quem precisa financiar o investimento em uma rede franqueada.

Apesar de existirem muitas opções disponíveis e conhecidas no mercado, como Caixa Econômica Federal, BNDES ou Banco do Brasil, é preciso ter mais cautela – por ser uma opção com certo risco de endividamento – e paciência – por ser um processo bem mais complicado, burocrático e demorado de ser efetivado.

Empréstimos online

Por fim, uma possibilidade muito mais rápida e transparente para quem precisa de dinheiro para investir na sua franquia pode ser o empréstimo online, uma nova modalidade mais ágil e que veio para desburocratizar e revolucionar todo o processo de contração de crédito. Em poucos dias o valor já é liberado e você pode seguir com seus planos e objetivos.