• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

As necessidades dos mercados e a competitividade das empresas

Não é fácil deixar um modelo de negócio que a empresa utiliza a muito tempo, mas é necessário revisá-lo para saber até que ponto ele continua usual e coerente

Não é fácil acompanhar tudo o que ocorre no mundo dos negócios, especialmente com a velocidade como as coisas vem acontecendo. A maioria das empresas trabalha, sobretudo em tempos de crise e recessão econômica, para sobreviver, cumprir os objetivos, metas e estratégias planejadas para o ano e ainda se preparar para o futuro. Entretanto, para se manter competitivo e crescer em um mercado, cada vez, mais inovador é preciso estar sempre atento às novidades e tendências, afinal os negócios estão se transformado o tempo todo, as pessoas mudaram e as tecnologias estão trazendo novas possibilidades.

Hoje, não se trata apenas de ser a empresa mais inovadora do seu segmento, mas de deixar para traz práticas de gestão e de estratégia, formas de atuação comercial e de atendimento ao cliente, entre outras ações, que não são mais condizentes com o mundo atual. E, se o concorrente também sobrevive preso ao passado, é uma oportunidade para superá-lo.

Muitas empresas possuem produtos e/ou serviços de qualidade, profissionais competentes e boa estrutura, mas querem vender e tratar o mercado da mesma forma que anos atrás. Obviamente, não é fácil deixar um modelo de negócio que a empresa utiliza a muito tempo, mas é necessário revisá-lo para saber até que ponto ele continua usual e coerente.

Em meio a ações para se sobressair diante da concorrência acirrada, a inovação é fundamental. E inovar não significa criar algo totalmente novo ou mudar completamente um conceito, a inovação pode estar em pequenas mudanças ou mesmo em adaptações. As empresas mais competitivas são aquelas que estão continuamente buscando novas oportunidades e identificando como os produtos, serviços e negócios podem ser melhorados e ajustados às novas tecnologias.

Além disso, é preciso criar um ambiente corporativo propício à geração de inovação para extrair o melhor dos colaboradores. E uma maneira de promover a inovação dentro das empresas é trabalhar para que esses conceitos e estratégias sejam assimilados por todos.

Outro caminho para se destacar no mercado é conhecer bem os clientes. Cada vez mais o atendimento e a oferta de produtos e serviços se tornam personalizados. Os consumidores querem receber algo feito para eles, de acordo com as suas necessidades, e não algo elaborado para todos. Por isso, uma empresa para ser mais competitiva precisa conhecer a fundo seus consumidores e o que querem.

E o mesmo pode-se dizer sobre os concorrentes. Competir sem conhecer quem está buscando os mesmos objetivos que você é arriscado. Quando uma empresa acompanha seus concorrentes, ela consegue perceber os rumos que eles estão tomando, os prováveis objetivos que eles esperam alcançar e quais são suas apostas. Com essas informações é possível tomar decisões mais assertivas e no tempo necessário, evitando surpresas. E, principalmente, saber se está no mesmo percurso dos concorrentes.

Revisar o plano de negócios com frequência é também uma forma de estar sempre competitivo. Ao contrário do que muitos pensam, o plano é um instrumento importante para repensar práticas já existentes, contribuindo para que o negócio seja mais coerente com a realidade atual e com as tendências de mercado.

Além de planejamento, conhecimento de mercado, atualização constante, inovação e adaptação, é preciso trabalhar o marketing da empresa, o networking e ter foco. Objetivos definidos economizam tempo, concentram dedicações e aumentam as chances de resultados satisfatórios. E ainda, ter diferenciais em relação aos concorrentes, é por meio deles que uma organização consegue vantagem competitiva.