• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Governo dá financiamento sem juros para criadores de negócios geniais

Pequenas e médias empresas terão acesso a linha de crédito de inovação do Governo de São Paulo, com prazo de até 10 anos

Depois do programa Juro Zero Empreendedor, focado em financiar microempreendedores individuais, é a vez de pequenas e médias empresas inovadoras terem acesso a uma linha de crédito com condições mais favoráveis do que as tradicionalmente vistas no mercado.

O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Juro Zero Inovação, que terá oito milhões de reais disponíveis para financiar projetos de potencial inovador feitos por startups e PMEs. Os recursos provém de instituições como a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e o Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet).

Como funciona o Juro Zero Inovação?

O Programa Juro Zero Inovação subsidiará duas linhas de crédito já disponibilizadas pela Desenvolve SP: a Linha de Incentivo à Tecnologia, para empresas com faturamento anual entre 360 mil reais e 300 milhões de reais; e a Linha Inovacred, da Finep, para empresas com faturamento anual de até 90 milhões de reais.

Essas linhas podem financiar projetos de inovação que abranjam desde a introdução de novos produtos, serviços e processos no mercado (incluindo a compra de máquinas e equipamentos) até o aperfeiçoamento de tecnologias já existentes, inovações de organização da empresa e ações inovadoras de marketing.

O prazo para pagamento dos empréstimos pode chegar até dez anos, já incluso período de carência de até dois anos. O juro zero será concedido para as empresas que mantiverem as prestações do financiamento pagas em dia. No caso de inadimplência, os juros cobrados poderão variar de 0,33% a 0,56% ao mês, mais possível variação da taxa Selic, por parcela em atraso.

Quem pode acessar o financiamento?

As empresas poderão acessar crédito com juro zero e prazos de até dez anos para pagamento. Inicialmente, poderão pleitear financiamentos por meio do Juro Zero Inovação somente empresas que já tenham concluído o PIPE – Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mais de 1.500 empresas já passaram pelo PIPE, mas a estimativa é de que 192 delas estejam aptas a apresentar seus projetos à Desenvolve SP, que poderão ser financiados em até 100%. Isso porque, segundo a agência, a primeira rodada do Juro Zero Inovação focará em projetos maduros e já validados, que necessitam de condições especiais de financiamento para conseguirem tração e ampliamento de mercado.

Como pedir o financiamento?

As empresas aptas poderão submeter seus projetos para análise de viabilidade econômica e enquadramento da linha de crédito no site da Desenvolve SP. Após criar um login e senha, os empreendedores devem preencher as informações de cadastro necessárias e anexar a documentação exigida pela instituição financeira. Para mais informações, os interessados podem ligar no telefone (11) 3123-0464 ou enviar um e-mail para atendimento@desenvolvesp.com.br.