• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

As 4 competências duráveis de um profissional de sucesso

Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade

Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade. Neste cenário, em alguns momentos, temos que abandonar competências antigas e que se tornaram obsoletas para que possamos adquirir novas. Então, como adquirir competências duráveis e que não se tornem ultrapassadas frente à celeridade das transformações do mercado?

Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de 4 competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:

1ª – Conhecimento: Está ligado à todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação.

Por conta das rápidas mudanças, é necessário que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento e atualização.
Mas como adquirir mais conhecimento? Aprenda a aprender, a ler, a interpretar, a formar opinião, a fazer networking. Entenda que o conhecimento só é vantajoso se você utilizar todo seu acervo de teorias e saber aplica-las no ambiente de trabalho, caso contrário, é apenas um papel de diploma na sua estante.

Relacionamos então o conhecimento com o saber: ter know-how, aprender continuamente, ampliando o conhecimento, transmitir e compartilhar conhecimento.

2ª – Perspectiva: Significa colocar todo o conhecimento adquirido em ação e poder transformar a teoria em prática. Também está relacionada a observar o ambiente e os processos e visualizar oportunidades de negócios, criação de novos produtos, serviços ou ações pessoais.

Relacionamos então a perspectiva com o saber fazer: aplicar o conhecimento, ter visão sistêmica e propor soluções.

3ª – Julgamento: Mesmo tento conhecimento e perspectiva, ainda é preciso saber analisar e avaliar as situações com qualidade, para que as decisões sejam tomadas com justiça e equilíbrio. Há de se ter sensibilidade e empatia para entender o que se passa do lado de lá, sem julgar por informações superficiais ou incompletas.

Relacionamos então o julgamento com o saber analisar: Ter espírito crítico e ponderar com equilíbrio.

4ª – Atitude: atitude representa o estilo pessoal de cada um em como fazer as coisas, de como liderar, motivar, se comunicar. Quem possui esta competência, carrega consigo o inconformismo, o espírito empreendedor e o desejo contínuo de melhoria. O profissional com atitude é agente de mudança nas organizações, e não apenas um conservador do status quo.

Relacionamos então a atitude com o saber fazer acontecer: criatividade, iniciativa e foco.

O profissional de sucesso contempla destas 4 competências, o tornando destaque e referência no mercado de trabalho.