• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tornar chatas, cansativas e contraproducentes

Reuniões são necessárias no dia a dia de qualquer empresa ou organização. Ainda na hora da tomada de decisões, elas são a melhor opção para que chefes e subordinados possam coordenar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados.

Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se tornar chatas, cansativas e contraproducentes. Para que isso não aconteça, sugerimos seis dicas necessárias para tornar as reuniões de trabalho mais produtivas e eficazes.

1 - Comece no horário e termine no horário.

Por mais simples que possa parecer iniciar no horário é o primeiro e fundamental aspecto para que uma reunião seja produtiva. Além disso o horário do termino também deve ser rigorosamente respeitado. Desta forma a produtividade se torna maior e cria-se uma cultura de inicio e termino que todos respeitem, além de facilitar a programação de participantes para compromissos posteriores. O tempo que as reuniões levam para começar e terminar influenciam nas atividades programadas e na produtividade da equipe.

2 - Objetivos Claros

As reuniões mais eficazes são aquelas em que os objetivos são claros. Estabelecer uma pauta e compartilhá-la antecipadamente com todos os participantes faz com que todos tenham foco e motivação para participarem e alcançarem a meta definida para a reunião. Ao iniciar a discusão da pauta ou de alguma idéia, pode haver um momento de colocações livres em que não haja ainda o estabelecimento sem previo julgamento ou oposição a mesma (brame stormig). Este tempo deve ser bem definido e limitado. Manter o foco é muito importante para se ter uma reunião eficiente.

3 - Conduzir a reunião com liderança

Nem sempre é fácil ser o lider que assegure e que garanta o melhor andamento de uma reunião, mas alguém deve ser responsável por executar pautas dinámicas e produtivas. Nunca imponha suas proprias ideias, saiba escutas, compreender, tenha flexibilidade, mas não deixe que a reunião saia do seu trilho. Com delicadeza as vezes se faz necessário cortar e reconduzir quem esteja expondo suas ideias de forma prolixa ou muito extensa.

4 - Mantenha as reuniões dentro do horário de trabalho

Escolher horários apropriados. Procure evitar horários próximos do almoço ou próximos do final do expediente. A ansiedade e a própria fome que antecedem o intervalo do almoço interferem no bom andamento de uma reunião. Assim como o cansaço do final de expediente e além de possíveis compromissos após o expediente pode fazer com que haja perda de foco e concentração.

5- Escolher um ambiente adequado

O local e ambiente da reunião são fatores determinantes para seu sucesso. O local deve ser bem iluminado. A temperatura deve ser de preferência, um pouco baixa. Não a ponto de que todos passem frio na sala, mas temperaturas mornas também geram um efeito de relaxamento. Evite reuniões em locais abertos, já que o movimento pode distrair os participantes. Além disso disponibilize agua e café para que as pessoas se sintam acolhidas, à vontade e confortáveis durante a reunião

6 - Conclusão da reunião com resultados claros

Para que não haja dúvida entre os participantes, conclua fazendo uma retrospectiva rápida e com clareza sobre tudo o que foi discutido e decidido e quais são as próximas atividades a serem cumpridas. Deixar claro quem será o responsável por executar cada tarefa decidida na reunião é fundamental. Uma das formas que evita confusões e contradições é criar uma ata da reunião e enviar a todos os participantes para eles possam consultar alguma questão, se for necessário.

São básicas simples, que podem ser implantadas imediatamente e que irão trazer ótimos resultados não apenas para a produtividade das reuniões, mas para a produtividade da empresa como um todo.