• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Número menor de brasileiros procura uma vaga temporária

Pesquisa revela que caiu, de 66% em 2012 para 60% este ano, a fatia de interessados em um emprego de fim de ano

Autor: Márcia De ChiaraFonte: Estadão

Diminuiu o número de brasileiros interessados em obter uma vaga de trabalho temporário neste fim de ano. Pesquisa da Vagas, empresa de tecnologia especializada em recrutamento eletrônico, mostra que 60% dos entrevistados pretendem realizar trabalho temporário nos próximos meses. Em 2012, esta fatia era de 66%.

Para chegar ao resultado, foram consultadas, entre a última semana de outubro e a primeira semana deste mês, cerca de 1.400 pessoas com currículos cadastrados no site da empresa.

Apesar de o resultado da enquete destoar de períodos recentes, nos quais a procura por uma vaga temporária era crescente a cada ano, ele é compatível com situação de praticamente pleno emprego existente hoje no mercado de trabalho. Em setembro, o último dado disponível, a taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas do País estava em 5,4% da População Economicamente Ativa (PEA), segundo o IBGE. Este foi o menor resultado para o mês desde setembro de 2002.

"Hoje as pessoas estão empregadas e mais confiantes com o seu trabalho efetivo", diz Fabíola Lagos, coordenadora da pesquisa. De certa forma, essa condição mais favorável do emprego reduziu o interesse por uma vaga temporária.

A pesquisa deste ano revela, por exemplo, que cresceu de 51% em 2012 para 53% em 2013 a parcela de entrevistados que já têm um emprego efetivo. Isto é, por trabalharem meio período ou o dia inteiro, não têm condição de assumir um trabalho temporário.

No passado, quando o desemprego era elevado, lembra Fabíola, o emprego temporário era uma oportunidade para que o trabalhador conseguisse uma vaga efetiva. Atualmente, no entanto, o quadro é diferente: 44% dos entrevistados informaram que a intenção de realizar um trabalho temporário é conseguir uma nova oportunidade de trabalho. Em 2012 esse resultado era muito maior, com mais da metade (51%) dos trabalhadores interessados em uma nova colocação efetiva.

No ranking das intenções de obter um trabalho temporário, o segundo maior objetivo dos candidatos é obter uma renda extra para pagar dívidas. No ano passado, 24% dos entrevistados informaram que esse era o seu objetivo. Neste ano essa fatia encolheu: 22% declararam que pretendem com o trabalho temporário obter renda para regularizar as dívidas em atraso. "Em 2012, o pessoal estava mais apertado." Fabíola destaca que a pesquisa deste ano identificou o cartão de crédito, com 59% das respostas, como o vilão das dívidas dos trabalhadores.