• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Cerca de 80% dos pequenos empresários brasileiros estão otimistas

Os melhores resultados são esperados pelos pequenos negócios do setor da Construção e pela Indústria

Autor: Karla Santana MamonaFonte: InfoMoney

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que apesar da retração da atividade econômica do País, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) estão otimistas. Segundo o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios, 78% dos empresários esperam ampliar ou manter o faturamento nos três primeiros meses deste ano.

Os melhores resultados são esperados pelos pequenos negócios do setor da Construção e pela Indústria. No primeiro caso, 86% disseram que estão otimistas, já no segundo, foram 85% dos entrevistados.

"A expectativa para o ano é muito boa, em especial, porque os pequenos negócios estão focados no mercado interno e as crises internacionais não afetam tanto”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Porém, a competitividade aumenta e é preciso investir em gestão e inovação para o sucesso da empresa”, completa.

O estudo ouviu 5,6 mil empreendimentos de todos os setores – Indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil, entre microempreendedores individuais, microempresas e negócios de pequeno porte.

Por porte
Na análise por porte, os dados indicam que o otimismo maior é entre os microempreendedores individuais. Para 83% dos entrevistados dessa faixa de faturamento, os três primeiros meses do ano também devem resultar em faturamento positivo ou estável.

Por fim, os dados revelam que 19% dos empresários de pequenos negócios planejam ampliar as contratações no início deste ano.

As empresas de pequeno porte são as mais otimistas quanto à geração de postos de trabalho, com 26% dos entrevistados que almejam aumentar o quadro de funcionários.