• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Desapegar para crescer

O apego emperra carreiras, dificulta o aprendizado e literalmente quebra empresas

Autor: Paulo AraújoFonte: Administradores.comTags: empresariais

Você se lembra da sua fase "é meu, é minha!"? Acredito que não, afinal ela se manifestou quando você tinha por volta de dois a quatro anos de idade. É aquela fase onde você quer os brinquedos dos amiguinhos, mas compartilhar o seu que é bom nada! :) E os coitados dos pais se desesperam e pensam que o filho ou filha é um egoísta, que não sabe dividir ou brincar. É ainda pior quando alguns desses anjinhos batem nas outras crianças para conseguir o que desejam. Nada que muita paciência, amor e claro, educação não resolvam com o tempo. Percebeu como é difícil praticar o desapego?


O apego emperra carreiras, dificulta o aprendizado e literalmente quebra empresas.

Agora pergunto: - Como você pode crescer na vida ou na empresa se não consegue se desvincular do que acha que é seu? Sim, acha por que na verdade pouca coisa nos pertence de fato.

Pratique o desapego ao cliente. Profissionais de vendas pensam e pior, muitos acreditam piamente, que o cliente é seu! Na verdade não é! É da empresa! Por isso se recusam a atualizar dados, preencher simples relatórios, inserir informações no CRM por que pensam que essas informações lhe pertencem. E assim vivendo essa relação com tanto apego deixam de compartilhar com empresa e colegas informações valiosíssimas que podiam em muito melhorar o seu desempenho.

Líderes verdadeiros praticam o desapego ao poder. Eles compartilham, delegam e sabem que sem uma boa equipe nada de bom se constrõe. A centralização em excesso torna a empresa lenta, burocrática, até mesmo mais "burra", pois é ingênuo pensar que só uma pessoa ou um pequeno grupo de iluminados conseguem controlar tudo à sua volta. O crescimento da empresa emperra e lentamente é sufocada e quando vêm a óbito, ao final em seu velório os apegados se perguntam: - Onde foi que erramos?

Profissionais de sucesso praticam o desapego a arrogância. Acreditam que tem sempre algo a aprender, sempre se lembram que o sucesso do passado, não é a garantia do sucesso do presente! Ao contrário se apegam a humildade, ao prazer em servir, de aprender. Sabem que estão perto do abismo quando acreditam que já viram ou sabem de tudo. Experiência é bom e ajuda em muito quando compartilhada.

Desapego ao sucesso! Que jogue a primeira pedra quem não leu livros com receitas para o sucesso? Revistas, blogs, twitters, sites de como conquistar o sucesso. Não se apegue ao sucesso a qualquer custo, pode ter certeza que o preço final é muito caro. Quanto vale o seu casamento, a sua família, a sua saúde ou a sua paz? Esqueça ter sucesso, apenas concentre-se, faça as coisas bem feitas, seja gentil com o próximo, duro e firme com aqueles que merecem e seja uma pessoa de sucesso. Sucesso é sempre consequência e a data para conquistar o sucesso é hoje! Seja hoje uma pessoa de sucesso. Como? Seja feliz com o que você é e tem neste momento. Projete e corra atrás dos seus sonhos, mas aproveite a jornada e não só o destino final.

Praticar o desapego é um ato de coragem! Mas é preciso desapegar para crescer, evoluir, curtir suas conquistas, compartilhar os seus méritos e ser livre em sua essência.

Mas a opção é sempre sua! O livre arbítrio existe e deve ser respeitado. Infelizmente para algumas pessoas a fase do "é meu, é minha" pode durar por toda a sua existência custe o que custar.