• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Desafio das empresas é produzir mais com menos

Para o consultor Aron Belinky, é preciso entender a sustentabilidade como um objetivo e o desenvolvimento sustentável como estratégia

Autor: Wilson LopesFonte: Revista Incorporativa

Há 40 anos o mundo tinha a metade da população que tem agora. Até quanto o planeta vai suportar? Para o consultor Aron Belinky, coordenador do Seminário “Diálogos Nacionais sobre Economia Verde: Rumo a Rio + 20”, antes de encontrarmos a resposta, é melhor que cada um comece a fazer a sua parte.

Aron, que é especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Socioambiental, participou do Fórum Sebrae de Conhecimento, que termina nesta sexta-feira (18), em Brasília. Ele explica que, como os recursos naturais não se renovam na mesma proporção do crescimento da população humana, é preciso que se faça da sustentabilidade um estilo de vida.

Esse modelo deve, na visão de Belinky, ser utilizado pelas micro e pequenas empresas, justamente por elas serem mais flexíveis e inovadoras. Ele lembrou que a norma ISO 26000, que trata da sustentabilidade e da responsabilidade social, tem capítulo específico para o segmento. E aconselhou: “A mudança é produzir mais com menos”.

O consultor usou exemplos do mundo todo para mostrar o desafio do homem moderno - os Estados Unidos, que concentram muita renda e produzem muito lixo; o Japão, que concentra renda, mas produz pouco lixo; e o Brasil, onde a renda é baixa e a produção de lixo é alta. “Precisamos entender que a sustentabilidade é o objetivo e o desenvolvimento sustentável é a estratégia”, explicou.

Aron apresentou também estudo da consultoria internacional Ernst & Young (The Top 10 Risks For Business), enumerando os dez principais riscos para os negócios. Dois deles estão associados à sustentabilidade: os radicais verdes e a aceitação social corporativa da empresa. “A responsabilidade social corporativa tornou-se cada vez mais importante na última década. No ambiente de negócios atual, onde há constantes ameaças à reputação, as empresas precisam agir com cuidado para manter a confiança do público”.