• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você é empresário?

Ser empresário no Brasil é uma verdadeira odisséia.

Autor: Gustavo RochaFonte: Administradores.comTags: empresariais

Hoje comemora-se o dia do empresário brasileiro. Comemora-se mesmo?Tenho minhas dúvidas...

 

Ser empresário no Brasil é uma verdadeira odisséia. Começa pela burocracia. Impostos. Tentativas de crédito negadas.

Temos o lado daqueles que dão certo, sucesso, crescimento e divisas para o país.

Agora a pergunta que não quer calar: Porque alguns dão certo e outros não?

Muitos fatores podem levar a bancarrota, mas um dos principais motivos está relacionado a gestão.

Quando falamos em gestão, estamos pensando em tudo que a ela envolve, ou seja, planejamento, execução, monitoramento, novamente planejamento. No mínimo, um PDCA.

Contudo, muitas vezes verificamos pessoas que saem de seus empregos e tentam a sorte como "empresários". Isto não é ser empresário. Isto é uma aventura que pode ou não dar certo.

Planejamento é mais do que essencial, é fundamental, elementar meu caro Watson.

Se você tem um negócio e quer ser realmente um empresário, você precisa de planejamento. Precisa também de reservas financeiras, pois investimento é fundamental.

Não confunda investimento com salário. Quem tem salário é funcionário. Empresário vive da lucratividade do seu negócio, ou seja, empresário tem risco.

Viver com o risco não é para qualquer um. A grande maioria da população se acostuma com salários fixos e reclamam por aumento. Uma parcela desta mesma população compreende que para aumentar seu "salário" precisa aumentar o faturamento. Esta parcela são os empresários.

Ser empresário é gerenciar o seu negócio com sabedoria, destreza e principalmente visão de mercado.

Estes elementos se conquistam com o tempo. Como diz o brocardo: Qual o segredo do sucesso? Boas decisões. Como chegar a ter boas decisões? Tomando decisões erradas.

O profissional do direito está cada vez mais conectado a este universo empresarial. Seja por gerenciar o seu escritório como um negócio, seja por estar mais próximo de seus clientes empresariais de maneira a auxiliá-los a gerenciar e viver o negócio deles através de uma visão de mercado com os riscos jurídicos. Antigamente, cuidava-se de processos. Hoje, de negócios.

Parabéns a todos os empresários brasileiros, sejam eles de produtos ou serviços, pois ser empresário é diferente de estar empresário. Quem o é, sabe da batalha constante e cresce com planejamento e decisões diárias de gerenciamento. Quem está empresário somente dar-se-á conta do fracasso após ele acontecer, pois deixou o planejamento e visão de mercado e gerenciamento para depois.

Pense nisto!