• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você é um profissional criativo?

O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

 

O conceito de líder ou gestor ideal procurado pela sociedade moderna mudou do que apenas transmite conhecimentos teóricos para o de profissional preparado para solucionar problemas. Pode-se dizer que o valor do profissional do século XXI está na sua criatividade, na habilidade para solucionar problemas e na forma de conduzir o processo de inovação em seu ambiente. Além de informações, o novo gestor possui competências comportamentais, perceptuais, afetivas e simbólicas. Isso faz com que seu processo de formação se dê ao longo de toda carreira. Na educação continuada poderá aprender importantes habilidades, tais como as de:

Intuir;Flexibilizar;Adaptar;Inteligência Emocional;Confiança;Visão analítica na resolução de problemas;Trabalhar em equipe.

Criatividade é uma competência que difere de indivíduo para indivíduo apenas em grau. As habilidades criativas podem ser desenvolvidas através de intervenções deliberadas sob a forma de capacitação e desenvolvimento. Mas, Não basta que o indivíduo passe por um momento de capacitação ou receba instrução para que desenvolva de forma mais plena o seu potencial criador. É também necessário construir um ambiente que valorize e cultive a criatividade.

Muito poucos profissionais se julgam criativos, pois possuem idéias errôneas sobre a criatividade. Entre elas:

Associação entre criatividade e artes;Criatividade como um dom, que favorece apenas a um grupo seleto de indivíduos;Criatividade como um lampejo de inspiração que ocorre sem uma razão explicável;O produto da inspiração já surge pronto;Criatividade como dependendo apenas de fatores intrapessoais.

Fato é que a criatividade depende muito mais de transpiração do que inspiração. O que reforça a idéia de que a reflexão se dá na ação. Esse é considerado um dos pilares básicos para a educação no século XXI – aprender a fazer.

Todos nós apresentamos certo grau de habilidades criativas, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas através da prática e do treino. A criação deixou de ser vista como um produto apenas de um lampejo de inspiração. A preparação do indivíduo, sua disciplina, dedicação, esforço, trabalho prolongado e conhecimento amplo de uma área do saber aparecem como pré-requisitos para o produto criativo. Infelizmente são práticas não enfatizadas na universidade e nem tão pouco no ambiente de trabalho.

A melhor maneira para se ter uma boa idéia é ter muitas idéias. Nada é mais perigoso que uma idéia quando ela é a única que você tem. Não existe nada mais fatal para o pensamento, que o ensino das respostas certas.

Alguns traços de personalidade colaboram com o processo criativo, entre tantos, destaco:

Otimismo;Flexibilidade;Iniciativa;Senso de humor;Curiosidade;Autoconfiança;Intuição; Sensibilidade;Persistência;Coragem;Independência;Espontaneidade; Tolerância à ambigüidade.

O GUERREIRO: Para que sua idéia não morra, é necessário, muitas vezes, lutar por ela. A coragem é a primeira das qualidades humanas para se tornar um criativo, porque é a qualidade que garante as outras.

RESISTÊNCIA À MUDANÇA: A mente humana enfrenta uma nova idéia da mesma forma que o organismo enfrenta um elemento estranho, resistindo com similar energia.

COMENTÁRIOS QUE PODEM MATAR UMA IDÉIA:

Não dá certo;Nunca fizemos isso antes;Não seja ridículo;A sua idéia é muito radical;Não estamos preparados para isso;Alguém já tentou isso antes;Temos ido muito bem sem isso;Vamos pensar um pouco mais a respeito.

A Criatividade não resiste a um clima marcado por excesso de crítica e censura e necessita ser permanentemente cultivada. Outro aspecto importante é a atmosfera criativa, ou seja, potencializar sentimentos de liberdade e segurança para inovar, explorar e expressar idéias, sem medo de avaliação. Se a pessoa acredita que vai ser criticada, ridicularizada ou ameaçada, ela simplesmente não vai expressar novas idéias, tolhendo sua criatividade.

O CLIMA ORGANIZACIONAL DEVE:

Motivar a produção de idéias;Criar espaço para que as pessoas expressem suas opiniões;Respeitar os pontos de vista uns dos outros;Tolerar o fracasso, encorajar a experimentação e o "correr riscos";Não impedir e até facilitar a realização de um segundo trabalho;Fazer com que a pessoa sinta que se confia nela .

O PAPEL DO LÍDER É: incentivar a equipe a

Questionar;Refletir;Participar; Criticar.

Estimular a criatividade envolve não apenas estimular o indivíduo, mas também seu ambiente social, as pessoas que nele vivem. Se aqueles que circundam o indivíduo, não valorizam a criatividade, não oferecem um ambiente de apoio necessário, não aceitam o trabalho criativo quando este é apresentado, então é possível que os esforços criativos do individuo encontrem obstáculos sérios, senão intransponíveis.